Está aqui
Auditoria Interna
A auditoria interna é “uma atividade independente e objetiva, de garantia e de consultoria, destinada a acrescentar valor e a melhorar as operações de uma organização. Ajuda a organização a alcançar os seus objetivos através de uma abordagem sistemática e disciplinada, na avaliação da eficácia dos processos de gestão do risco, de controlo e de governação” (definição do Institute for Internal Auditors - IIA, 2000).O Gabinete de Auditoria Interna (GAUD) assume-se como um órgão parceiro estratégico da gestão, cujos principais objetivos são:
1. A procura constante de maior economia, eficiência e eficácia nas operações e processos do município;
2. A promoção das boas práticas e do bom governo;
3. Aferição da efetiva segregação de funções;
4. Avaliação da responsabilidade e transparência na gestão dos bens e verbas públicas.
A intervenção do Auditor Interno é para além da verificação do cumprimento das normas legais e regulamentares, também a prestação de consultoria aos serviços municipais, execução de análises de risco e medição da governance.
O Auditor Interno produz informação para o organismo, assessorando o Executivo e apoiando as unidades orgânicas municipais.
A prossecução das funções de auditoria interna tem por base um código de conduta pautado pelos princípios da Responsabilidade, Integridade, Lealdade, Cooperação, Confidencialidade, Proteção do Meio Ambiente e Bom Relacionamento com terceiros, dentro e fora da organização.
O desafio do Auditor Interno é, assim, fornecer valor e sucesso ao município, procurando na experiência do Passado e do Presente as bases de construção do Futuro!