Está aqui
2.º Festival Internacional de Filosofia em Cascais
Até que ponto o que desejamos define a maneira como sentimos, pensamos e atuamos no mundo? Será possível manter o "elétrico" do desejo nos carris na era da grande aceleração? Estas e muitas outras questões relacionadas com a temática do "Desejo" estão em debate com grandes nomes do pensamento contemporâneo, na segunda edição de um evento único. Após o arranque nos bairros, a 2.ª edição do Festival Internacional de Filosofia entra na sua fase principal de 25 a 28 de junho com debates, teatro e lições de pensadores mundiais.
O ESPANTO – Festival Internacional de Filosofia continua a agitar o pensamento crítico em Cascais. Sob o tema "Desejo", explorado como a própria essência da vida e motor das dinâmicas coletiva, o evento prepara-se agora para receber alguns dos nomes mais influentes da filosofia contemporânea em locais icónicos da vila.
O Sucesso do Pensamento em Proximidade
O festival teve o seu início nos dias 13 e 14 de junho, levando a filosofia diretamente às comunidades. Os bairros Novo do Pinhal/Galiza, Cabeço de Mouro e Alcoitão foram palco de sessões descentralizadas que incluíram palestras de filósofos como David Erlich e Inês Bolinhas, oficinas para crianças e atuações de artistas locais. Esta fase inaugural reforçou o compromisso do evento em democratizar o acesso ao pensamento crítico.
Destaques de 25 e 26 de junho: Do CCC à Cidadela
A programação retoma a 25 de junho no Centro Cultural de Cascais com o jantar-debate In Vino Veritas, que contará com a participação de Gonçalo M. Tavares e Viriato Soromenho-Marques.
No dia 26 de junho, o Auditório do Centro Cultural recebe a "Manhã" e a "Tarde da Filosofia". Entre os destaques estão as lições de: Gilles Lipovetsky sobre o desejo de possuir e de ser; Onésimo Teotónio Almeida sobre a arte de manter o desejo "nos carris"; Maria Luísa Ribeiro Ferreira e Samantha Rose Hill, abordando Espinosa e a transcendência.
A noite encerra na Cidadela de Cascais com o sociólogo Didier Eribon, que apresentará "O Enigma da Chegada", seguido de uma conversa com Cynthia Cruz.
Fim de Semana de Encerramento na Casa das Histórias
Os dias 27 e 28 de junho serão centrados na Casa das Histórias Paula Rego. O programa inclui palestras de Minna Salami (teoria cronofeminista), Richard Shusterman (desejo erótico) e Sebastian Sunday Grève (relação com as máquinas). Um dos momentos altos será a representação de excertos da peça Hamlet, da Palco 13, com encenação de Marco Medeiros.
O festival termina no domingo, dia 28, com uma homenagem a Viriato Soromenho-Marques, que proferirá a palestra de encerramento sobre os paradoxos do desejo entre a utopia e a distopia.
Atividades Gratuitas nos Jardins
Paralelamente às sessões pagas, os Jardins da Casa das Histórias acolhem as Ágoras, espaços de acesso livre onde o público pode conversar diretamente com filósofos. As famílias têm também um programa dedicado com contos encenados e clubes de perguntas para crianças curados por Joana Rita Sousa.
Consulte a agenda detalhada e adquirir bilhetes para as sessões em auditório no site oficial do festival aqui









