CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Vamos lá falar de um sonho

Uma família com genes de Fernão Mendes Pinto e o roteiro de Fernão de Magalhães.

Imaginem “a bola colorida”, a da criança do António Gedeão a pular no convés exíguo de um veleiro, navegando Mundo fora. Um capitão, pai de quatro miúdos e uma mãe.

“Deixando para trás a côncava funda da casa do fumo…” diria Fausto Bordalo Dias do casal João, Inês e mais dos quatro filhos, a Alice, o Manel, o Francisco e a Teresa. Largaram ferros, desatracaram e viraram a proa a sul, para deslizar por cima das águas. Quem diz que não corre por aí sangue de Fernão Mendes Pinto…

Mas, antes da partida, percorramos as milhas até ao primeiro porto. Antes de ser capitão, é este o título que lhe cabe neste sonho, João era professor de fotografia, até que, um dia, a sua grande angular, sem perder a vocação, focou-se no desígnio: dar a volta ao Mundo, embalado nas ondas de Fernão de Magalhães. Aí está, no mundo, pequeno que seja, há sempre quem pise horizontes como quem arrisca o fora de pé. E não se sente inseguro, sente-se tentado.

Rapidamente o Capitão João Saldanha Pisco, nome de batismo, procurou tripulação que embarcasse com ele nesta aventura. O sonho contagiou Inês, com quem João casou, nomeando-a sua imediata. Uma imediata que tinha o sonho de ser mãe.

Com quatro filhos no mesmo barco alguém se pode queixar de falta de tripulação, seja qual for o sonho? Na verdade, não! Nem há imediato sem tripulação nem tripulação mais coesa do que esta.

Voltemos então ao sonho do Capitão, agora partilhado com toda a tripulação. Falemos um pouco do imediato. Assistente Social de formação, Inês trabalhava na sua empresa de eventos, mas a vocação para outros empreendimentos já se havia manifestado em ações de ajuda humanitária na Amazónia.

Ora, bem se pode dizer que, neste barco, não se foge do medo do desconhecido, mas antes do tédio da vida. E, tudo começaria exatamente por aí. A aventura, chamemos-lhe assim, começou a fazer cada vez mais sentido quando João e Inês deram conta de que as amarras da vida lhes atavam os pés.

"Para viajar basta existir”, pensaram João e Inês, exatamente o que Fernando Pessoa já escrevera. E é também esta vontade de existir que faz o mundo crescer, para além da bola colorida do Rómulo ou Gedeão, como queiram.

Depois, à procura do sonho, João e Inês compraram a sua nau. Na verdade, cada um compra a sua e alguns, muitos até, nascem e morrem sem nunca abandonar a Nau Catrineta. Mas nesta embarcam sonhos e roteiros: o sonho de dar a volta ao Mundo é apenas um deles. E, diga-se, neste caso, a volta ao mundo significa muito mais do que contornar o planeta. É mesmo dar a volta a um mundo que nos inquieta de tanta quietude.

Mas, tal como na caravela quinhentista, o convés transporta outros sonhos. Inês, por exemplo, leva a vontade de despertar preocupações ambientais por onde passe. E propõe-se, por isso, catequizar populações nessa grande obra ambiental. Os quatros jovens tripulantes enchem a cabine da curiosa vontade de saber. E, a maior escola, o Mundo, por certo não os vai defraudar. 

Mas, antes da largada, não foi fácil romper essas amarras. A casa é uma delas. Quantos inscrevem no sonho de vida uma casa e quantos mais, nem a sonham. Aqui, no sonho do João, da Inês, da Alice, do Manel, do Francisco e da Teresa, a casa é o próprio Mundo, com todos os recantos, os mais e os menos acolhedores.

O capitão tem na mente o seu roteiro. Primeiro atravessar o Atlântico a caminho do Pacífico e, a caminho do Panamá, por certo cruzará as águas do grande espadarte que Santiago, o velho pescador de Hemingway, venceu.

Depois, bem-dito, o canal do Panamá que teria evitado que Magalhães arriscasse no Atlântico Sul.

A “Wind Family”, assim batizaram o veleiro, voa nas asas do vento, cruzando o Pacífico até alcançar o Índico, águas que Fernão Mendes Pinto penou, e o estreito de Malaca, que Camões bem conheceu.

Hoje já não à procura do reino de Preste João, o Capitão e toda a sua tripulação, saídos de Cascais Mundo fora, regressarão em breve, mais breve que a vida, dobrarão o cabo Bojador para que as águas do Atlântico os conduzam ao porto de Cascais, com uma riqueza incalculável: um porão carregado de pimenta do conhecimento, mas sobretudo a seda da sabedoria. H.C.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0