CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Rede Internacional de Municípios “Nós Propomos!” arranca em Cascais

O encontro decorreu no Centro Cultural de Cascais e contou com a presença de seis municípios nacionais que assinaram a Carta de Compromisso da Rede que tem por missão apoiar a divulgação, partilhar experiências e boas práticas de implementação do Projeto Nós Propomos!, entre os Municípios portugueses, estrangeiros e Instituições de Ensino nacionais e internacionais.

Cascais recebeu esta quarta-feira, 17 de julho, o primeiro encontro da Rede Internacional de Municípios “Nós Propomos!.” No Centro Cultural de Cascais estiveram presentes seis municípios portugueses que vão integrar esta rede de partilha de experiências para implementarem o projeto da melhor forma, junto dos jovens dos seus concelhos.

A abertura do encontro ficou a cargo do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, que falou sobre a importância de mudarmos primeiro as nossas ruas, freguesias, municípios e país para depois se poder mudar o mundo ou fazer parte dessa mudança.

O Projeto Nós Propomos! - Cidadania e Inovação na Educação Geográfica foi criado em 2011 pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT), com a finalidade de promover uma cidadania territorial ativa e a inovação na educação geográfica. Em 2018, Cascais foi o primeiro município a tornar-se parceiro do IGOT na promoção deste projeto que convida os alunos das escolas a apresentarem as suas perspetivas e proporem alterações no território que os envolve. 

Para a vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Filipa Roseta, esta “é uma boa maneira de deixar as pessoas fazerem aquilo que fazem melhor, que é identificar o que é que querem à porta da sua casa e ao lado da sua rua”. A vereadora explicou ainda o motivo deste primeiro encontro: “O que estamos a fazer hoje é tentar convencer outros concelhos a fazer o mesmo que já fazemos. Das nossas 16 escolas participaram 12 e fomos os vencedores nacionais o ano passado, e por isso é que o IGOT nos desafiou a fazer aqui este encontro”.

Um dos municipios presentes foi a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, na Madeira. A vice-presidente Sónia Pereira adianta que no seu concelho o projeto foi implementado pela professora Sandra Santos em 2017 e que, desde então, lhes “foram apresentados dois projetos bastante pertinentes, em termos turísticos, para a população de Câmara de Lobos”. A vice-presidente destaca que as iniciativas apresentadas tinham “muita qualidade e portanto consideramos relevante participar neste encontro e aderir à rede para também apoiar a professora e o trabalho dos alunos.” 

O Projeto Nós Propomos!, tem sido reconhecido internacionalmente pela originalidade e inovação, assim como pelos resultados obtidos com o envolvimento de escolas e da comunidade escolar, designadamente através das sinergias criadas com a Rede Geoforo IberoAmericano. O Projeto tem vindo a crescer e a expandir-se a outros países, estando já a ser implementado em Espanha, Moçambique, Brasil, Equador, Colômbia, Chile e Perú. Só em 2018-2019 envolveu mais de 1300 Alunos e Professores, a nível Nacional.

No final deste primeiro encontro, os municípios presentes assinaram ainda a Carta de Compromisso da Rede Internacional de Municípios Nós Propomos!, onde estão estabelecidos os deveres dos concelhos ao aderirem a esta iniciativa. 

Saiba Mais sobre o Nós Propomos!@Cascais

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0