CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

I Plenário "Nós Propomos @ Cascais|"

Alunos de Cascais apresentaram hoje várias propostas para ordenamento do território ao executivo da Câmara Municipal de Cascais.

 “Cada vez estou mais convencido de que Cascais será um melhor concelho daqui a 10 ou 20 anos quando vocês já forem adultos. Vai ser um concelho extraordinário se vocês mantiverem essa atitude”.

Palavras de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, dirigidas aos cerca de 400 alunos de 12 escolas do concelho que participaram hoje 25 de fevereiro, 1.º plenário no âmbito do projeto “Nós Propomos@Cascais!” realizado no auditório Jerónimo Martins, na NOVA SBE, em Carcavelos.

O presidente, acompanhado pelos vereadores Nuno Piteira Lopes, Frederico Pinho de Almeida, Isabel Guerra e Filipa Roseta, assistiu à apresentação das propostas de várias escolas. Ideias para um melhor ordenamento do território no concelho concretizando projetos como a criação de “Espaço Confortável e Facilitador de Exercício Físico” (Agrupamento das Escolas de Alvide) ou “Reabilitar a Escadaria da Praia da Azarujinha” (São João do Estoril), ou ainda “Recolha e Valorização de Beatas e Cigarros” (Salesianos do Estoril).

Tratou-se do 1.º plenário no âmbito do projeto “Nós Propomos@Cascais!” que resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL). O Projeto “Nós Propomos!” é lançado pelo IGOT a todas as escolas do país, mas em Cascais tem a particularidade de a Câmara Municipal se comprometer a financiar o melhor projeto até ao valor global de 100.000 euros.

No entanto, no decorrer do plenário de hoje, Carlos Carreiras, que exerceu funções de “amigo crítico dos projetos apresentados, mostrou-se confiante: “sem querer interferir com a decisão do júri municipal (…) acho que vamos ficar com quase todas as propostas, mesmo que algumas tenham de ser adaptadas”. E reforçou: “estão todos de parabéns! Vale a pena continuarem com esta atitude para ajudarem a transformar o concelho de Cascais para cada vez poder ser melhor”.

O presidente da autarquia deixou ainda “um agradecimento muito especial aos professores porque sem eles não era possível”.

Um voto de confiança reforçado pelo vereador Nuno Piteira Lopes que fez questão de salientar a “notável a preocupação da juventude de Cascais”. Para o vereador “toda a vossa geração está alinhada com aquilo que é a estratégia do município: Revela uma preocupação forte com a sustentabilidade ambiental, desporto, saúde, bem-estar”.

Projetos e visão do amigo crítico Carlos Carreiras

Agrupamento de Escolas de São João do Estoril, “Reabilitação das Escadas da Praia da Azarujinha” | Daniela Simões, aluna, explica que o projeto resulta do desafio da professora de geografia a que os alunos corresponderam. “As escadas estão muito degradadas então pretendemos melhorá-las para que sejam mais seguras, também pensámos em pôr um telescópio ou vários pontos de informação para que se consiga saber o que é que há à volta deste sítio”. “Estamos a fazer algo que vai fazer com que a população se sinta melhor à nossa volta e portanto é um sentimento, que tal como disse o presidente da Câmara de Cascais, como é um projeto em grande e há muitos obstáculos vai fazer com que ainda saiba melhor e dê mais gozo no final saber que muitas pessoas e a população inteira de Cascais vai utilizar algo que nós propomos, algo que nós idealizamos”, acrescentou Daniela Simões.

Carlos Carreiras: Estamos à espera da aprovação do POOC – Plano de ordenamento da Orla Costeira. Com esse plano, associado à descentralização de competências, vai ser possível desenvolver a vossa ideia que achei boa a urgente. Vão ser contactados pelos vereadores Piteira Lopes e Joana Balsemão.

“Saber que o executivo da Câmara Municipal de Cascais estava a ouvir as ideias dos jovens é muito importante porque assim é que nós nos podemos sentir integrados em toda a democracia”, manifesta Duarte Abreu Loureiro, aluno do Colégio “Os Maristas” de Carcavelos, que criou o “Projeto para Transformação da Quinta do Barão no Museu de Vinhos. A proposta contempla a criação de um museu e loja de vinhos porque, acrescenta o aluno: “temos de dar atenção à cultura e às quintas históricas de Carcavelos e de Cascais”.

Já os alunos do Agrupamento de Escolas de Carcavelos também apresentaram um projeto para a "Reabilitação da Quinta do Barão e do Casal Rural de Outeiro de Polima."

Carlos Carreiras: Quanto ao Casal Rural de Outeiro de Polima – são instalações da Câmara e há um projeto a ser desenvolvido junto com a Universidade Lusíada. A sugestão que dei à vereadora foi de vos chamar para se juntarem a colegas vossos mais velhos, estudantes de Arquitetura. Quanto à Quinta do Barão é terreno privado e tem um Plano de Pormenor que vai ser iniciado em breve.

Agrupamento das Escolas de Alvide – Projeto “Espaço Confortável e Facilitador de Exercício Físico” | Carlos Carreiras: Juntem-se ao vereador Nuno Piteira Lopes, porque daquilo que eu conheço que já está a ser projetado, certamente as vossas sugestões vãos acrescentar mais alguns circuitos que ainda não estão pensados. 

Agrupamento de Escolas Ibn Mucana – Projeto “À Moda Antiga”, Proposta de criação de um projeto de inovação social | Carlos Carreiras: Acho que esta é uma excelente ideia. O vereador Frederico Pinho de Almeida vai ver convosco.

Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo – Projeto “Piscina Biológica”, Painéis termoelétricos para a Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana | Carlos Carreiras: Uma estimativa para 3 piscina 57.000 euros pareceu-me ambiciosa demais… É preciso muito mais… há um sítio excecional que é todo o vale de Freiria em que pode ser possível estabelecer algo que vá ao encontro das vossas pretensões. Nesse sentido podem trabalhar também com o grupo da recuperação do Casal Saloio. 

Cercica – Projeto “Ecoludoteca” intergeracional | Carlos Carreiras: o local sugerido é privado e já foi adquirido e tem projeto licenciado. Nada melhor do que fazer exatamente esse vosso projeto no próprio terreno da Cercica. Vai passar lá uma nova estrada que já está em projeto e vai haver um espaço em que é possível contruir e acrescenta-se ainda um objetivo de inclusão para os jovens há mais tempo.

Estabelecimento Prisional do Linhó - Projeto “Pure Nature Work”, Desenvolvimento de um projeto que pretende prolongar a vida útil dos recursos baseando-se na economia circular com a criação de uma vinha e uma horta | Carlos Carreiras: São matérias que temos vindo a desenvolver (ver com a vereadora Joana Pinto Balsemão). A Cascais Ambiente já faz algo muito parecido com o EP Tires. É replicar para o Linhó.

Colégio “Os Maristas” de Carcavelos – Projeto “Centro Desportivo” - Requalificação do Parque de Estacionamento Dr. José de Almeida | Carlos Carreiras: Há um conjunto de propostas para aumentar o estacionamento nessa zona, até porque vai haver uma nova faculdade de medicina que vou anunciar dia 1 de março. Mas há outros projetos que vocês podem conhecer (ver com vereador Nuno Piteira Lopes)

Prime School – Projeto “Proposta de Sustentabilidade – Poluição “Reversível” do Concelho de Cascais | Carlos Carreiras: A vereadora Joana Pinto Balsemão tem muito trabalho nesta área. Nada melhor do que vos chamar para o projeto municipal da Economia Circular

Salesianos de Manique – Projeto “Requalificação da Baía de Cascais” | Carlos Carreiras: Basicamente o que tem de sair da Baía são os covos. Estamos a negociar com os pescadores para que só fiquem ali os covos que vão para o mar e os outros possam ser armazenados pela CMC. O projeto está com o vice-presidente Miguel Pinto Luz, e com as vereadoras Filipa Roseta e Joana Balsemão. Vocês podem também participar nessa reconversão da Baía.

Salesianos do Estoril – Projeto “Recolha e Valorização de Beatas e Cigarros” | Carlos Carreiras: Há muita coisa que já está a ser feita nesse sentido. Instalámos agora 15 papeleiras inteligentes e há muitas outras soluções que estão a ser estudas. (vereadora Joana Balsemão)

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0