CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Aposta de Cascais na Juventude reconhecida pela Europa”

Foi ontem conhecido o resultado que ditou a atribuição da Capital Europeia da Juventude 2017. O júri, constituído por instituições e organismos europeus ao mais alto nível, decidiu-se por Varna, na Bulgária. Mas Cascais esteve na luta até ao último segundo.
E Cascais se chegou até essa fase, é porque as políticas de juventude da Câmara são reconhecidas cá dentro e lá fora. Por isso, por cá, o sentimento é positivo. “Por vezes, ganhamos perdendo. Podemos não ter cumprido o objetivo de ser a Capital Europeia da Juventude mas mobilizamos os nossos jovens e as nossas associações, e temos um orgulho imenso por termos mostrado à Europa que Cascais é um concelho que faz da política de juventude uma prioridade política. Termos chegado até à fase final foi o reconhecimento de tudo isto”, refere Catarina Marques Vieira, vereadora da Juventude. 
 
Estreante neste processo, ao contrário da sua congénere búlgara, Cascais bateu uma série de concorrentes de peso (da Itália e da Irlanda) e discutiu a atribuição num frente a frente com Varna. “Marcámos a diferença no modo como nos apresentámos como o melhor concelho para se viver um dia, uma semana ou uma vida inteira”, sustenta a Vereadora da Juventude. A grande vitória do concelho foi mesmo “o espírito de união que se viveu dentro e fora da Câmara Municipal de Cascais” em torno desta candidatura em que todos quiseram participar: políticos, desportistas, artistas nacionais e estrangeiros, líderes de opinião e muitos mais. 
 
Internamente, além do empenho e motivação Divisão de Juventude, o pelouro da juventude recebeu apoio de todas as Divisões e Departamentos, a que se juntaram o Conselho Nacional de Juventude, inúmeras Associações Juvenis, Clubes Desportivos, Associações Humanitárias e muitos munícipes “que não quiseram ficar de fora deste projeto municipal e fazer parte desta aventura. Foi esta energia e esta união que levámos ao resto da Europa…”, destaca a vereadora, agradecendo ainda todo o apoio e contributos que fortaleceram ainda mais esta candidatura e as relações já existentes. “Só se perde quando se desiste. Os jovens de Cascais não desistem. Por isso, o trabalho continua”, promete Catarina Marques Vieira.
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0