CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Lota de Cascais já abriu ao público

Do nosso mar para o prato. Peixe e marisco fresco e local em leilão no edifício da Doca Pesca

É o início de uma nova era para a comercialização de pescado no concelho. As portas da Lota de Cascais já estão abertas às terças e sextas-feiras,  às 15h00, e o peixe pescado localmente pode agora ser adquirido através de licitações profissionais, público em geral e restaurantes, e também vai chegar às escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) fruto de uma ordem de compra da Câmara Municipal de Cascais.

“Temos aqui condições para que o público em geral também possa vir aqui comprar o seu pescado, ou, se não quiser vir aqui, que possa pelo menos ir aos restaurantes, saber que pode apreciar o peixe de Cascais da melhor forma,” salientou Sérgio Faias, presidente do Conselho de Administração da DocaPesca.

Uma reabertura muito importante para a vila, que contribui para revitalizar o comércio local dado que promove uma oportunidade única para que o público em geral tenha acesso a uma seleção diversificada de pescado fresco, diretamente proveniente do nosso mar. Sardinha, Linguado Rosa, Gamba de Cascais, Pescada, Tamboril, Polvo, Peixe Galo, Pargo, Robalo, são alguns dos peixes e mariscos que vai poder encontrar na renovada Lota de Cascais. Para facilitar o processo de compra, os interessados devem realizar um registo de interesse na plataforma da DocaPesca.

“É um bom apoio, claro que sim. Nós precisávamos de ter condições porque a pesca é uma atividade que, ao fim ao cabo, também depende que o Estado crie infraestruturas para que nós possamos atracar, descarregar... Para nós é fundamental termos as coisas como temos agora,” concluiu António Oliveira, da Associação dos Profissionais da Pesca de Cascais.

Além da renovação da Lota de Cascais, o pontão dos pescadores também tem uma nova grua e operadores formados com o apoio da autarquia. Este equipamento vai permitir aos pescadores o transporte de cargas maiores para terra, podendo ainda ser utilizada pela Proteção Civil de Cascais em situações de emergência.

“Nunca os pescadores de Cascais tiveram tantas e tão boas condições, que as merecem, como têm neste momento. Fizemos um investimento de €1.750.000 essencialmente em três situações distintas: uma no novo Cais de Aprestos com todas as condições funcionais para os pescadores de Cascais, mas também com a grua, que a antiga estava já muito velhinha e avariava-se com muita frequência e esta tem uma outra capacidade a nível também de suporte de peso que a outra não tinha, e depois a grande intervenção que foi feita na Doca Pesca”, recordou Carlos Carreira, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Melhores condições, mais segurança

Com um investimento de 663.500,00€, o edifício foi dotado com novas infraestruturas que proporcionam as melhores condições para os pescadores e compradores, garantindo todas as condições de segurança alimentar obrigatórias para a atribuição do Número de Controlo Alimentar (NCV) que permite que o espaço possa voltar a ser uma Lota.

O espaço conta agora com três acessos, um pelo Largo Cidade de Vitória e dois pelo Largo Mestre Henrique Anjos. O primeiro serve para os funcionários, técnicos e público comprador, e dá acesso à zona de secretaria, bancadas, balneários, instalações sanitárias, copa e 20 lugares de bancada para os compradores. Já o segundo e terceiro acessos são de entrada e saída do pescado respetivamente. 

Do nosso mar para casa, escola ou instituição

Esta intervenção vem trazer uma nova vida à Baía de Cascais, apoiando os pescadores que podem agora realizar uma primeira venda logo na vila, e também os munícipes e visitantes que vão passar a encontrar peixe e marisco do mar de Cascais nos restaurantes do concelho com maior facilidade. Com a reabertura da Lota regressam as licitações para compra de peixe e marisco pescados localmente, sendo que para “democratizar o acesso ao peixe e não deixar deteriorar o preço do pescado, o leilão vai fazer-se ao contrário, começando nos preços mais altos para ir baixando”, explica Carlos Carreiras. As ordens de compra poderão ser dadas por profissionais, incluído os da restauração, mas também pelo público em geral (mediante alguns requisitos). Entre os licitadores do pescado vai estar também a Câmara Municipal de Cascais, garantindo que os melhores produtos do mar de Cascais também possam chegar às escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.

Sobre o Edifício Doca Pesca

O desenho do edifício é atribuído ao arquiteto Paulo Henriques de Carvalho Cunha e estima-se que o mesmo deva ter sido edificado no decorrer da década 30/40 do século XX. Na década de 30 do séc XX inicia-se a construção do edifício. Integravam um projeto de criação de uma ampla praça, com a demolição do edifício da Câmara Municipal e construção de um hotel e uma estação de CTT, conforme projeto de Etienne de Groer, aprovado em 1940. Mais tarde em meados da década de 40 do séc. XX construção do edifício, talvez, conforme projeto do arquiteto Paulo Henriques de Carvalho Cunha, a par de outras obras no local. O último registo de intervenção de manutenção no edificado, com a introdução de obras de reparação e beneficiação, data de meados da década de 50 do século passado.

Nesta última intervenção, o edifício passou a estar dotado de novas infra-estruturas que permitem à Docapesca diminuir a sua área de ocupação de Lota, tendo permitido à Câmara Municipal de Cascais o uso da área restante concessionando-a à restauração, comércio, e gestão da nave central na organização de eventos de índole cultural.

CMC/FMC/MC/AG/LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0