CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Programa Inovar Cascais 2024

Contabilidade de Gestão é o tema da 2.ª edição do programa de inovação interna

O Programa Inovar Cascais 2024 foi hoje, dia 6 de maio, apresentado, no auditório da Casa das Histórias Paula Rego, a uma plateia especial, repleta de rostos que, todos os dias, nos bastidores, se empenham para que o município seja um lugar eficaz, eficiente, inovador e apelativo para quem lá vive, trabalha, estuda ou somente visita: o executivo e os trabalhadores da autarquia. “Nós existimos enquanto servidores públicos, uns no quadro técnico, outros no quadro político. E um servidor público tem um único objetivo, as pessoas, daí a nossa assinatura ser «Tudo começa nas pessoas». Na verdade, tudo começa em nós, na capacidade de fazer a diferença e fazer um novo mundo que será melhor que aquele que nós conhecemos”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na abertura desta manhã de trabalho.

E assim foi. Vereadores da autarquia, diretores municipais, diretores de departamento, chefes de divisão e alguns elementos destas equipas reservaram esta manhã para refletirem sobre a inovação. Ainda que o processo já esteja a ser planeado, hoje foi o arranque e o anúncio oficial do Inovar Cascais 2024. Trata-se de um programa de inovação interna, na 2.ª edição, que visa promover a inovação dentro da autarquia, incentivando e capacitando os recursos a melhorar processos internos e, por consequência, o serviço prestado aos cidadãos e empresas.

Este ano, o Programa Inovar Cascais 2024 tem como tema a Contabilidade de Gestão, e pretende sensibilizar os dirigentes para a sua relevância na avaliação da performance dos departamentos da autarquia e para a obrigatoriedade da implementação, em 2025, da norma de contabilidade pública (NCP) 27.  O tema pode parecer, à primeira leitura, complexo, pouco apelativo, mas o impacto de uma boa gestão, de uma contabilidade de gestão, a mais-valia que esta pode ter, quando a sua importância e metodologia é percebida de forma transversal a todos os departamentos, facilitando janelas de tempo, recursos e, no final, um trabalho de excelência ao munícipe, foi consensual para todos. A inovação vai além do criar algo novo, de raiz, e Cascais tem sido reconhecido pela cultura de inovação que implementa há largos anos e que se materializa nos projetos e ações públicas que promove. “Este Fórum Inovar nasce do reconhecimento que o município teve, em 2021, através do Conselho Europeu da Inovação, pelas suas políticas inovadoras, pela sua estratégia, bem como, pelas suas ações e boas práticas que se foram conseguindo implementar ao longo dos últimos anos. Este caráter inovador não aparece por acaso, nem por sorte, tem sido uma estratégia implementada pelos executivos e pelas equipas e que tiveram este reconhecimento, em 2021, e que têm continuidade na equipa da inovação, que permite que se pense, se inove, todos os dias, de forma sustentada. Este Fórum Inovar pretende, nesta temática hoje aqui apresentada, Contabilidade de Gestão, procurar soluções alternativas às temáticas e aos problemas que encontramos no dia a dia, num município que tem um território para gerir e, mais importante que o território, as pessoas que nele habitam, trabalham, estudam e/ou apenas visitam”, refletiu Isaac Silveira, diretor municipal de Comunicação, Tecnologia e Imagem.

O arranque oficial foi feito, a estratégia já está planeada e os primeiros passos dados para que, até ao final de 2024, a autarquia trabalhe, em consciencialização e na implementação de novos métodos de contabilidade de gestão que vão transformar 2025 e os anos que aí vêm.
“Parabéns pelo início de um processo em que nos coloca todos a pensar, não concretamente numa inovação, mas mais numa atualização. Inovar não é descontinuar, não é só fazer uma coisa gira. Esta questão de inovar assume uma importância maior quando a ação tem um impacto sobre a comunidade, como é o caso de Cascais, onde vivem 214 mil pessoas, estudam, no contexto universitário, cerca de 10 mil, para além dos que trabalham e visitam o nosso concelho. A nossa responsabilidade é significativa, daí a importância de não ficarmos na zona de conforto e termos a capacidade de evoluirmos.”, rematou, Carlos Carreiras.


CMC | TL | CB | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0