CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Desfechos inesperados

Num processo de co-incubação de ideias / projetos de empregabilidade, a história dos participantes que anteciparam o seu lançamento

O Clube SE NÃO AGORA, QUANDO? iniciou com 8 participantes que pretendiam trabalhar ideias adiadas de projeto e criar projetos pessoais de empregabilidade. Após um ciclo de formação (29h - junho 2017), baseado nas metodologias do Design Thinking, Jornada do Herói e Trabalho de Projeto, os participantes iniciaram um período de trabalho autónomo cooperado com componente de acompanhamento técnico individualizado, sessões de trabalho em grupo, apresentação de pitch para painéis de especialistas (out e nov 2017) e tertúlia de apresentação publica dos projetos (jan 2018).

Ainda no final do verão e antes da fase final de apresentação pública dos projetos, 4 dos participantes do clube autonomizaram-se implementando logo o seu projeto ou recriando-o.

Deixamos estas histórias inspiradoras:


· C, professora do ensino secundário, de 38 anos de idade com percurso profissional variado, em situação de desemprego no início da oficina. Participante com várias formações ao nível do Coaching, Nutrição e Permacultura, com interesse na área do ensino doméstico. No Clube Se não agora, quando? desenvolveu a sua ideia de projeto no âmbito do Coaching Parental, especificamente posicionado para famílias com filhos em ensino doméstico. Atualmente encontra-se a lecionar numa escola privada e o seu projeto está a avançar com solidez.


· F, licenciada em Marketing, de 44 anos de idade e com percurso profissional na área, estava em situação de desemprego há mais de 6 meses no início da oficina. Tem também formação como Psicoterapeuta. No Clube Se não agora, quando? apostou na construção de um site que divulgasse a sua oferta terapêutica. Prosseguindo a sua procura ativa, encontrou recentemente um emprego a tempo inteiro na área de Marketing. Continua a trabalhar no seu projeto de psicoterapia.


· N, engenheiro civil com percurso profissional nesta área, de 35 anos, a residir na Alemanha, em situação de desemprego no início da oficina. A sua ideia de projeto na área da construção civil estava já bastante desenvolvida, sendo que procurou no Clube Se não agora, quando? uma possibilidade de trabalhar as questões emocionais e de gestão de stress, também muito relevantes na gestão da sua atividade. A sua autonomização deste processo prende-se com a localização da empresa que entretanto criou no Algarve e com a chegada de um bebé.
 

· V, de 51 anos, encontra-se a trabalhar na área da informática. A motivação para participar neste Clube prendia-se com a necessidade de realizar um projeto que criasse um posto de trabalho para uma filha adulta com deficiência motora. No Clube Se não agora, quando? o amadurecimento da ideia, que se tornou um projeto familiar envolvendo o casal e 3 filhos, passou por várias etapas desde a criação de um Lar de idosos até a um projeto de um parque de campismo inclusivo. Foi no trabalho de aprofundamento e pesquisa para este projeto que a maior dificuldade (que se prendia com a localização) foi transformada na solução – estão atualmente a realizar um projeto de Alojamento Local em propriedade sua.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0