CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Cascais sem Diabetes” realizou rastreios de avaliação de risco

Município trabalha pela saúde de todos e, futuramente, vai apostar em formações online para técnicos e colaboradores de instituições locais para, autonomamente, aplicarem os questionários de avaliação de risco à população.

A iniciativa “Cascais sem Diabetes” da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e o Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais, decorreu na quarta-feira, com nova uma sessão de rastreios, na estação de São João de Estoril, para promover a diminuição do risco e o controlo de um dos maiores problemas de saúde pública em Portugal.

Os rastreios de avaliação de risco foram realizados através de uma aplicação digital - Webapp Cascais sem Diabetes para que se pudesse, mesmo com a pandemia da COVID-19, continuar a dar resposta ao desafio que a diabetes representa.

José Manuel Boavida, presidente da APDP, destaca o papel do projeto “Cascais sem Diabetes” e sublinha que “este é um programa que vai permitir capacitar as pessoas e educá-las para a prevenção e, assim, evitar a sua progressão ou retardar o surgimento das complicações que lhe estão associadas. O município de Cascais está a trabalhar pela saúde dos portugueses e, futuramente, vai também apostar na realização de formações online a técnicos e colaboradores de algumas instituições locais para, autonomamente, aplicarem os questionários de avaliação de risco à população de Cascais”.

O projeto “Cascais sem Diabetes” contou com uma forte aposta na promoção da educação e formação sobre a diabetes para as organizações concelhias. Estiveram disponíveis formações para professores do 2.º e 3.º ciclo sobre a promoção de estilos de vida saudáveis, formação para enfermeiros e médicos, incluindo a equipa de saúde escolar, na área do pé diabético e a diabetes na criança, jovem e adultos, formação para cuidadores formais sobre os cuidados prestados às pessoas idosas, prevenindo feridas e amputações, e formação para cuidadores informais (Cascais Cuida) sobre vigilância e controlo, tratamento da hipoglicémia, cuidados preventivos aos pés e alimentação.

Saiba mais em: www.apdp.pt

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0