Está aqui
Lisbon & Estoril Film Festival | O melhor da 7.ª arte até dia 18 de novembro

Programa integral (versão pdf) --- Galeria de imagens dos principais convidados
Depois da presença de cineastas como Pedro Almodóvar, Bernardo Bertolucci, David Lynch, Francis Ford Coppola e Abbas Kiarostami e os músicos Lou Reed e David Byrne que estiveram presentes em edições anteriores, o LEFFEST traz este ano a Portugal, pela mão de Paulo Branco, o ator Willem Dafoe, os escritores Hanif Kureishi e Enrique Vila-Matas e o pianista Alfred Brendel, preparando uma retrospetiva para homenagear Brian de Palma, cujo filme “Passion” está entre as antestreias anunciadas.
Também em antestreia vão ser exibidos filmes como “Operação Outono”, de Bruno de Almeida, “Amor”, de Michael Haneke e “The Master”, de Paul Thomas Anderson.
Na conferência de imprensa, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, começou por saudar “o espírito de associação e de cooperação” entre as duas autarquias, reforçando que esta “tem de ser obrigatoriamente uma tendência de futuro em função dos constrangimentos que o país atravessa.” Para o presidente da Câmara Municipal de Cascais, o LEEFEST é uma prova de que é possível “fazer mais, fazer melhor e fazer com menos” e vincou o papel do cinema na história de Cascais.
Carlos Carreiras desafiou o seu homólogo de Lisboa a renovar a parceria em 2013. Em resposta, António Costa foi ainda mais longe, manifestando um desejo: “Espero que possamos os dois apresentar a edição do LEEF em 2014”.
Numa outra homenagem, mas desta vez aos espaços e salas que hoje, em sinal dos tempos, já não vivem tanto o cinema como noutros tempos, o LEFFEST vai ter por palco o Cinema Monumental, Espaço Nimas, S. Jorge, salas que se juntam ao Museu Nacional de História e da Ciência, Centro Cultural de Belém, Cinemateca Portuguesa, mas também ao já habitual Centro de Congressos do Estoril, Casino Estoril e Casa das Histórias Paula Rego, no âmbito da parceria entre os concelhos de Cascais e Lisboa para onde o festival de expandiu no ano passado.
Apostando na interligação de propostas culturais diversas: do cinema à literatura, passando pela música e pelas artes plásticas, o LEFFEST afirma-se há seis anos a esta parte enquanto lugar propício à reflexão e discussão dos temas que marcam a atualidade — pelo cruzamento de cineastas, pensadores, artistas e público.
O evento, que tem uma secção competitiva apenas para cinema europeu, sendo atribuídos os seguintes galardões:
- Prémio Melhor Filme/ Jaeguer le Coultre
- Prémio Especial do Júri - João Bénard da Costa
- Prémio Cineuropa
- Prémio Melhor 1ª obra / Jameson
Para além das secções de competição e antestreias, o LEFFEST reforça a programação de sessões especiais e homenagens, que abrem espaço a outras cinematografias. Da retrospetiva da obra do norte-americano Brian de Palma (Carrie, Scarface, Os Intocáveis, Mulher Fatal, A Dália Negra), o nome mais sonante da lista, aos portugueses João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, o festival dá uma volta ao mundo e resgata a obra da realizadora argentina Lucrecia Martel, do realizador chinês Hsiao-Hsien Hou (Três Tempos, O Voo do Balão Vermelho) e do realizador e produtor americano Monte Hellman.
Nas iniciativas paralelas, que desde sempre têm marcado a diferença neste festival, incentivando o diálogo com outras artes, é de realçar a exposição que cruza a obra dos artistas (e amigos) David Hockney e Alberto de Lacerda, na Casa das Histórias Paula Rego, ela própria contemporânea de ambos. Destaque também para uma exposição com obras de Noronha da Costa, no Centro de Congressos do Estoril.
À semelhança do ano passado, um simpósio internacional, nesta edição dedicado à relação entre a arte e as indústrias culturais, reunirá novamente no Estoril escritores, artistas e galeristas nacionais e internacionais.
Mais informações em http://www.leffest.com/pt