CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais Ambiente - História



Sendo um dos seus objetivos mobilizar a população para o desenvolvimento sustentável de Cascais, em 2007 é lançado o Objetivo 66, plano estratégico para responder às exigências do artigo 66 da Constituição da República Portuguesa, dedicado à regulação da defesa do ambiente e qualidade de vida dos cidadãos. A empresa dá então início a campanhas de sensibilização dirigidas à comunidade escolar e à população. No mesmo ano, assume a recolha seletiva de resíduos, coloca em marcha o projeto de instalação de ilhas ecológicas e passa a sociedade anónima.


Em 2008, por delegação da autarquia, assume o serviço de gestão e requalificação de Espaços Públicos Verdes Urbanos e Espaços de Jogo e Recreio, numa área de intervenção inicial de 500 mil metros quadrados. Apostando na sensibilização ambiental dirigida aos mais novos e após o sucesso da sua mascote, o Mac, a empresa lança um site de atividades lúdicas e pedagógicas para crianças.


Muito focado na cidadania, o ano de 2009 fica marcado pelo lançamento do programa Tutor do Bairro, que conta atualmente com mais de 100 participantes. No âmbito da gestão e requalificação de Espaços Públicos Verdes Urbanos e Espaços de Jogo e Recreio, são criados oito novos parques infantis e apresentado um inovador serviço de monitorização e assistência destes espaços, que consiste num veículo-oficina devidamente equipado. Este é também o ano em que a APCER atribui a certificação ISO 9001:2008 aos seus serviços.


Em 2010 inicia-se o serviço de recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU), através da disponibilização de 30 equipamentos instalados em pontos estratégicos do concelho. No final desse ano arranca o projeto de instalação de novas ilhas ecológicas em todas as freguesias, representando um investimento de 2,5 milhões de euros, dos quais 675 mil co-financiados pelo Programa Regional de Lisboa (POR Lisboa) no que se refere ao equipamento para resíduos recicláveis.


Em 2011, a frota da empresa é reforçada com duas novas viaturas de recolha de Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB). Os equipamentos vêm fortificar o serviço de coleta das 130 toneladas de RUB que a empresa recolhe no concelho mensalmente, em média.


O ano de 2012 fica marcado pela integração das agências municipais Cascais Atlântico e Cascais Natura na EMAC, dando origem a uma nova marca, a Cascais Ambiente, e alargando as áreas de atuação da Empresa Municipal de Ambiente. Esta passa também a ser responsável pelos serviços de Gestão da Estrutura Ecológica e Espaços Naturais (Orla Costeira, Meio Marinho e Meio Terrestre).

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais