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Cascais quer mais 11 linhas de transporte rodoviário








Miguel Pinto Luz, Vice-presidente da autarquia, justifica o concurso com a necessidade de garantir “melhor qualidade de serviço prestado para os cidadãos, mais quilómetros produzidos, melhores autocarros e com wifi, melhor previsibilidade nas rotas, de forma a garantir uma verdadeira sociedade democrática com acesso à mobilidade também de uma forma democrática”.
A apresentação deste concurso coube ao diretor do departamento da autoridade de transportes, arquiteto Vitor Silva, e foi realizada no Auditório Jerónimo Martins da Nova SBE em Carcavelos perante uma vasta plateia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
A Câmara Municipal de Cascais propôs uma rede que conte com a manutenção de seis linhas, o reforço horário de 10 linhas e ainda a criação de 11 linhas face à rede atual de transporte público rodoviário, o que representa um acréscimo de produção na ordem dos 83% face à rede municipal atual.
Em relação ao tarifário, a autarquia pretende, além da esperada integração tarifária com a Área Metropolitana de Lisboa, a uniformização da tarifa no território do concelho e por isso, a definição do tarifário ficará a cargo do Município, assim como as respetivas receitas. O prazo do contrato para o qual vai ser lançado o concurso é de sete anos e não poderá exceder os 10 anos de duração.
A autarquia pretende assim, procurar um prestador de serviços que garanta a eficiência e a qualidade do transporte rodóviário do concelho, que zele pelo bom funcionamento, manutenção e a limpeza das viaturas afetas à prestação do serviço assim como, a gestão de pessoal, nomeadamente motoristas.
Os parâmentros definidos para garantir a qualidade do serviço por via regulamentar assentam em oito pilares: Oferta de serviço, Acessibilidade, Informação, Tempos, Apoio ao Cliente, Conforto, Segurança Pessoal e Impacto Ambiental. F.M.C.
Aspetos a destacar do caderno de encargos:
– Preço base: 150 milhões de euros (s/IVA) para o período total da concessão
– Quilómetros a percorrer por ano em serviço: cerca de sete milhões
– Idade máxima das viaturas em circulação: 12 anos
– Idade média das viaturas em circulação: seis anos
Outras condições impostas:
• Manter a marca "Mobi Cascais" nos autocarros que colocar à disposição da rede
• Implementar um sistema de informação ao público em tempo real sobre os tempos de espera
• Implementar sistema de localização, controlo de condução e desempenho ambiental em tempo real dos autocarros
• Exploração da publicidade nos autocarros (79 standard e 17 minibuses) exclusiva da Câmara Municipal.