Está aqui
ENCONTROS DE EMPREGABILIDADE DE CASCAIS

Horário
9h00-17h00Local
Centro de Caparide da Secretaria-Geral da Educação e Ciência
Práticas, Reflexões e Inspirações, é o tema dos Encontros de Empregabilidade de Cascais, que regressam ao Centro de Caparide no dia 21 de maio.
Um evento exclusivo para técnicos ligados à área da empregabilidade.
Com esta iniciativa pretende-se estimular o conhecimento, a reflexão e o diálogo, sobre Empregabilidade e temáticas associadas, entre profissionais, através da dinamização de palestras, mesas redondas, workshops e práticas de autocuidado.
PROGRAMA | 9h00-17h00
Evento apresentado por Marta Rangel
8h30 | Abertura do Secretariado
9h00 | Sessão de Abertura
Frederico Nunes, Vereador da Câmara Municipal de Cascais
9h30 | Atividade de Networking
10h00 | Mercado de Trabalho 4.0
Tânia Brito, ARGO
10h45 | Coffee break
11h15 | Surfando a mudança: O desafio do desenvolvimento de carreira
Hélia Moura, Garantia Jovem
11h45 | Momento de Bem-Estar
Orquestra Geração
12h00 | Mesa Redonda: Os bastidores da Empregabilidade | Sessão Paralela
Moderação: Sofia Vilhena, 2improve
Cármen Gonçalves, TESE - Associação para o Desenvolvimento
Carolina Ferreira, Divisão Municipal de Talento e Promoção da Empregabilidade da Câmara Municipal do Porto
Francisco Carreiro, Divisão de Empregabilidade e Promoção de Talento da Câmara Municipal de Cascais
Susana Silva, Instituto do Emprego e Formação Profissional
12h00 | Mesa Redonda: Entre Linhas do Currículo: O (In)visível que Conta | Sessão Paralela
Moderação: Filipa de Castro Henriques, Diretora do Departamento de Promoção do Talento da Câmara Municipal de Cascais
Cláudia Meireles, Professora
Ricardo Pereira, People to People
Sara Andrade, Rota Jovem - Associação Juvenil
Susana Rodrigues, Professional Coaching & Development
12h00 | Workshop: O Futuro do Trabalho: O que é? O que não é? O que será? | Sessão Paralela
Filipa Faria, PowerUP
13h00 | Almoço
14h00 | Mostra de Projetos & Networking
14h45 | Mesa Redonda: Ser ou não ser Herói? Entre a pressão e a superação na empregabilidade inclusiva | Sessão Paralela
Moderação: Liliana Sintra, Divisão de Recursos para a Inclusão Social da Câmara Municipal de Cascais
Ana Castro Santos, Associação VilacomVida
Diogo Martins, Transport Accessibility Expert
Luana Tolentino, Autorrepresentante
14h45 | World Café: A Empregabilidade é para todos? | Sessão Paralela
Anfitriã: Elisabete Fonseca, Psicóloga e Formadora
Pessoas com mais de 50 anos - Maria Ana Botelho Neves, InTransitus
Pessoas em situação de reclusão e ex-reclusão - Beatriz Fernandes, RESHAPE
Pessoas jovens e migrantes - Dario Spulzo e Diaby Abdourahamane, ComParte
Pessoas LGBTI+ - Ana Vicente, ILGA Portugal
14h45 | Workshop: Pessoas, Planeta e Propósito - caminhos com futuro | Sessão Paralela
Filipe Alves, Biovilla
15h45 | Momento de Bem-Estar
16h00 | À conversa ...
Álvaro Cidrais, acidrais
Filipa Faria, PowerUP
Filipa Lemos Cristina, PowerUP
Filipe Seixas, ISQE
16h30 | Sessão de Encerramento e Entrega de Prémios
17h00 | Network Café
Entrada gratuita sujeita a inscrição prévia | INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Almoço e coffee-breaks incluídos
Local: Centro de Caparide da Secretaria-Geral da Educação e Ciência
R. Principal do Alto do Espargal, 382, São Domingos de Rana (mapa)
Contactos: Cidade das Profissões de Cascais | 214 825 154 | cidadedasprofissoes@cm-cascais.pt
Álvaro Cidrais, acidrais
À conversa...
Mestre em Geografia e Desenvolvimento Regional (1998), é pós-graduado em diferentes áreas da gestão. É dinamizador e líder de projetos há 40 anos. Caracterizam-no como Criativo, Ligador, Facilitador e um arrumador de ideias. Um conselheiro, inovador, inspirador de pessoas e equipas, com larga experiência na criação de ambientes positivos. Com práticas e ideias simples, ajuda a sentir o Lado BOM da vida e das equipas!
Linkedin
Ana Castro Santos, Associação VilacomVida
Mesa redonda: Ser ou não ser Herói? Entre a pressão e a superação na empregabilidade inclusiva
Psicóloga formada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Lisboa, Psicoterapeuta e Mestre em Comportamento Organizacional.
Experiência na direção de respostas sociais (centros de atividades ocupacionais, agora CACI, e formação profissional) dirigidas à população com deficiência.
Experiência na intervenção com pessoas com deficiência intelectual em várias faixas etárias, em contexto escolar e institucional, no âmbito do desenvolvimento e implementação dos seus projetos de vida. Neste contexto, fez também acompanhamento às famílias e formação a profissionais.
Na Associação VilacomVida coordena a implementação de programas direcionados a pessoas com deficiência ao longo da vida, a partir do final da escolaridade obrigatória até à obtenção de um contrato de trabalho bem como processos de recrutamento inclusivo. No âmbito do Café Joyeux, tem apoiado a integração de pessoas com deficiência nos mesmos e formado as equipas que os acompanham.
Tem orientado equipas técnicas e contribuído para o desenvolvimento pessoal e profissional destes profissionais.
Ana Vicente, ILGA Portugal
World Café: A Empregabilidade é para todos?
Lésbica, feminista e ativista pelos direitos LGBTQIA+, descobri através da ILGA Portugal e do Centro LGBTI+ que não estava sozinha, tendo aqui encontrado muito de mim, das minhas/ nossas comunidades, assim como um sentido de propósito mais profundo. Sou voluntária da Associação desde 2015 e desde 2023 que faço parte da direção. Recursos Humanos, Serviços de apoio, Comunicação, Formação e Política são alguns dos pelouros que partilho na Direção, tendo estado na organização da Feira da Empregabilidade LGBTI+, realizada pela ILGA Portugal em março deste ano em Lisboa.
A luta por uma sociedade mais justa, livre e igualitária passa também pela minha vida profissional, como copywriter/ estratega de comunicação, privilegiando projetos conectados com estes valores, e pela participação em outros coletivos e plataformas ao longo dos últimos anos.
Beatriz Fernandes, RESHAPE
World Café: A Empregabilidade é para todos?
Terapeuta ocupacional e gestora de projetos de impacto social, com intervenção especializada nas áreas da reinserção social e empregabilidade. Atualmente trabalha na RESHAPE, onde desenvolve projetos orientados para a inclusão de pessoas que estão ou já estiveram privadas de liberdade no mercado de trabalho, promovendo um acompanhamento individualizado e job matching entre candidatos e empresas.
Anteriormente integrou a equipa clínica do Hospital Prisional de S. João de Deus, da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, como terapeuta ocupacional, desenvolvendo trabalho direto com a população reclusa.
Paralelamente, tem um percurso sólido em voluntariado e cooperação internacional, tendo realizado missão em Moçambique e exercido funções de direção na Associação Equipa D’África, uma ONGD dedicada à educação e capacitação de comunidades. É licenciada pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão e está a concluir o mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo na Universidade de Coimbra. O seu trabalho é movido pela convicção de que a inclusão social começa com o reconhecimento da dignidade de cada pessoa, e se concretiza através de respostas práticas, estruturadas e coletivas.
Site
Cármen Gonçalves, TESE - Associação para o Desenvolvimento
Mesa redonda: Os bastidores da Empregabilidade
Licenciada em serviço social, com 11 anos de experiência profissional na área da intervenção social, particularmente projetos que visam o desenvolvimento de competências chave para a empregabilidade. Desde 2019 que assume funções de gestora de projetos de empregabilidade na TESE - Associação para o Desenvolvimento, trabalhando junto de vários públicos, nomeadamente jovens que não estudam, não trabalham, nem estão em formação; jovens do ensino profissional; migrantes e adultos em risco de exclusão social.
Site
Carolina Ferreira, Divisão Municipal de Talento e Promoção da Empregabilidade da Câmara Municipal do Porto
Mesa redonda: Os bastidores da Empregabilidade
Mãe de 2 rapazes. Psicóloga apaixonada pelo desenvolvimento vocacional e profissional, possuo Mestrado em Temas de Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (2009) e Licenciatura em Psicologia, com pré-especialização em Consulta Psicológica de Jovens e Adultos, pela mesma instituição (2007).
Possuo uma Pós-graduação em Gestão de Pessoas pela Porto Business School (2017) e frequentei várias ações de formação e capacitação relevantes para o desempenho de funções públicas e gestão de equipas.
Trabalho na Câmara Municipal do Porto desde 2016, inicialmente como Técnica Superior no projeto municipal Cidade das Profissões e nos últimos anos enquanto Chefe de Divisão nas áreas de Promoção da Empregabilidade e mais recentemente do Talento. Anteriormente, trabalhei como Técnica Superior de Psicologia na Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto, afeta ao projeto Cidade das Profissões e também como Consultora de Percursos Profissionais da Associação Porto Digital, no mesmo projeto.
Sou membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses desde 2011, fui Presidente Delegada para a Profissionalização da Rede Internacional de Cidades das Profissões (Réseau International Cités des Métiers) de 2019 a 2022 e fui voluntária na organização da iniciativa TEDx Santo Tirso em 2016.
Site
Cláudia Meireles, Professora
Mesa redonda: Entre Linhas do Currículo: O (In)visível que Conta
Profissional na área da educação e empregabilidade com experiência em ensino, aconselhamento, formação e gestão de projetos. Trabalhou em escolas privadas, organizações públicas e associações, sempre na perspetiva do desenvolvimento das pessoas.
Linkedin
Dario Spulzo, ComParte
World Café: A Empregabilidade é para todos?
Psicólogo e gestor de projeto na ComParte, de nacionalidade italiana. Dedica-se a projetos que promovem a participação de pessoas migrantes na formulação de políticas públicas. Com uma forte paixão e formação em Teatro do Oprimido, procura integrar metodologias criativas no seu trabalho, explorando novas formas de envolvimento e participação ativa das pessoas nos processos de mudança social.
Diaby Abdourahamane, ComParte
World Café: A Empregabilidade é para todos?
Natural da Costa do Marfim, integra a equipa da ComParte há vários anos, sendo responsável pela relação com os pró na área da integração e pela implementação dos projetos relacionados com este setor. Foi o fundador da primeira associação constituída por refugiados em Portugal e é um defensor da participação ativa dos refugiados e migrantes na sociedade portuguesa e europeia.
Diogo Martins, Transport Accessibility Expert
Mesa redonda: Ser ou não ser Herói? Entre a pressão e a superação na empregabilidade inclusiva
Co-fundador do Centro de Vida Independente, trabalha há pouco mais de 10 anos em transportes públicos acessíveis, com experiência em diversos projetos nacional e europeus, estando atualmente a trabalhar como Conselheiro para os Clientes com Necessidades Específicas da CP e Especialista Nacional em Acessibilidade do Centro de Recursos Europeu para a Acessibilidade AccessibleEU.
Linkedin
Elisabete Fonseca, Psicóloga e Formadora
World Café: A Empregabilidade é para todos?
Licenciada em psicologia clínica, pós-graduada em segurança e saúde no trabalho e mestre em psicocriminologia. A sua experiência profissional conta já com 19 anos e tem sido como psicóloga clínica e organizacional, como consultora e formadora. Nos últimos anos tem estado ligada à formação mas também à área de prevenção de riscos psicossociais e promoção de locais de trabalho saudáveis.
Linkedin
Filipa de Castro Henriques, Diretora do Departamento de Promoção do Talento da Câmara Municipal de Cascais
Mesa redonda: Entre Linhas do Currículo: O (In)visível que Conta
Diretora de Promoção do Talento, na Câmara Municipal de Cascais, desde 2018, e Doutorada pela Universidade Nova de Lisboa, FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em Globalização da População (Relações Internacionais), Mestre em Estatística e Gestão de Informação pela NOVA-IMS – Information Management School – e licenciada em Economia.
Iniciou a sua carreira como economista, numa multinacional SOLVAY e como consultora SAP na CASEDINFOR e adquiriu experiência profissional em gabinetes de estratégia e estudos no Ministério da Economia, em gabinetes de decisão na Câmara Municipal de Cascais, foi docente e investigadora na Universidade Nova no IMS e FCSH. É investigadora, autora e escritora de estudos e livros na área dos Estudos da População, Demografia, Análise Prospetiva, Envelhecimento, Educação, Saúde e Globalização e vencedora de Bolsas de Investigação como exemplo, na FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia; na Comissão Europeia – Projeto FELICIE e PCS – Plataforma de Desenvolvimento Sustentável.
Há mais de 25 anos a estudar e trabalhar o Desenvolvimento da Humanidade, nas áreas da Economia, Demografia, Estatística, História, Educação, Saúde, Talento, Eneagrama e Coaching, e a trazer esse conhecimento para a vida prática enquanto Profissional de Desenvolvimento Humano e Diretora de Promoção do Talento na Câmara Municipal de Cascais.
Filipa Faria, PowerUP
Workshop: O Futuro do Trabalho: O que é? O que não é? O que será?
Head of Culture and Strategic Partnerships na PowerUP | Especialista em RH fracionado | Desenvolvimento de Carreira e Empregabilidade.
Especialista em humanizar os recursos humanos e redefinir o futuro do trabalho. Com uma licenciatura em Psicologia Social e Organizacional, integra tecnologias e metodologias ágeis para desenvolver competências essenciais como colaboração, empatia e comunicação. Com experiência internacional em mercados como Canadá, EUA, Espanha, Reino Unido e França, tem trabalhado com organizações de todos os tamanhos para promover culturas inovadoras e centradas nas pessoas. Na PowerUP, impulsiona parcerias estratégicas, formação e a construção de uma cultura organizacional alinhada ao futuro do trabalho, acreditando que o sucesso organizacional depende do desenvolvimento contínuo das pessoas e da criação de ambientes de impacto positivo.
Linkedin
Filipa Lemos Cristina, PowerUP
À conversa...
Co-fundadora da PowerUP, projeto incubado na Fábrica dos Unicórnios que mede, ativa e sustenta competências humanas nas organizações - como a empatia, comunicação, colaboração, pensamento crítico e criatividade. Bióloga com especialização em neurociência e marketing, alia ciência, aprendizagem ativa e impacto humano para transformar a produtividade e o bem-estar no trabalho.
Mãe, oradora, embaixadora de um projeto europeu na área da educação e voz ativa na promoção de liderança empática.
Filipe Alves, Biovilla
Workshop: Pessoas, Planeta e Propósito - caminhos com futuro
1984. Lisboa. Economista de formação (Licenciatura e Mestrado no ISCTE, Doutoramento na Universidade Nova de Lisboa). Nos últimos 15 anos o seu percurso tem triangulado entre o empreendedorismo social - com destaque para a Cooperativa Biovilla que fundou em 2010 -, a investigação científica - faz parte do grupo CE3C - e a formação/ facilitação nas áreas da Permacultura, Sustentabilidade e Empreendedorismo. Para esta sessão o Filipe traz-nos a experiência da Biovilla com os programas VER e SER, ambos financiados pelo Portugal Inovação Social, assim como a sua experiência pessoal a acompanhar muitos jovens no seu caminho profissional e académico.
Site
Filipe Seixas, ISQE
À conversa...
Formado em Psicologia Organizacional, Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e MBA, leva uma experiência de cerca de 20 anos como consultor em estratégia de capital humano e Diretor de Recursos Humanos em empresas tecnológicas, onde aprendeu que o sucesso começa sempre nas equipas. Atualmente lidera a área de Business Development na ISQe - onde ajuda a transformar desafios de negócio em oportunidades de crescimento através das pessoas.
É fã de culturas organizacionais ágeis, de aprendizagem contínua e de lideranças que sabem escutar. Acredita que as organizações não precisam de ser mais complexas - precisam é de ser mais humanas, mais rápidas a adaptar-se e mais inteligentes na forma como cultivam o talento. É aí que gosta de trabalhar: onde o negócio encontra as pessoas... e faz faísca!
Francisco Carreiro, Divisão de Empregabilidade e Promoção de Talento da Câmara Municipal de Cascais
Mesa redonda: Os bastidores da Empregabilidade
Pai de 3 filhos, já crescidos.
Mestre em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e Pós-Graduado em Ciências da Educação – Pedagogia Social, pela Universidade Católica Portuguesa. Tem trabalhado predominantemente em iniciativas educativas fora da escola.
Iniciou a sua atividade profissional com pessoas em situação de grande fragilidade socioeconómica.
A partir de 2005 dedicou-se profissionalmente à temática da Empregabilidade e Inserção no Mercado de Trabalho, concebendo e coordenando projetos neste âmbito.
Chefia, desde a altura da sua criação – 2013, a Divisão de Empregabilidade e Promoção do Talento da Câmara Municipal de Cascais, atualmente constituída por uma equipa multidisciplinar com 14 elementos.
Têm experiência como gestor de equipas e projetos, sendo formador nas temáticas da Empregabilidade, Desenvolvimento Pessoal e Aprendizagem ao Longo da Vida. Tem especial interesse na temática da Educação Não Formal e acredita vivamente no seu potencial enquanto espaço e metodologia de transformação pessoal e social.
Hélia Moura, Garantia Jovem
Comunicação: Surfando a mudança: O desafio do desenvolvimento de carreira
Psicóloga pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; Especialidade em Psicologia da Educação e em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações. Especialidade Avançada em Desenvolvimento da Carreira, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Membro do Conselho Consultivo em Educação da OPP de 2017 a 2020.
Representante de Portugal na European Lifelong Guidance Network, onde foi membro do “Steering Group” no biénio 2007-2009. Desde 2016 perita Externa do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP) na área da Orientação e Desenvolvimento de Carreira e membro efetivo da CareersNet. Coordenadora nacional da ReferNet 2021-2025. Consultora do projeto de reestruturação do sistema de formação angolano, dinamizado por Portugal e França.
Iniciou a sua atividade no IEFP, em 1988, na área de Orientação e Desenvolvimento de Carreira tendo exercido funções como Diretora de Serviços de Informação e Orientação Profissional durante 16 anos. De 2012 a 2021 trabalhou na Direção-Geral da Educação, período durante o qual participou na Rede Euroguidance. Atualmente exerce funções na Garantia Jovem.
Autora e co-aotora de programas e instrumentos técnicos. Participou em diversos grupos de trabalho nacionais e internacionais nas áreas da orientação, educação, formação e emprego.
Vários artigos científicos em publicações nacionais e internacionais.
Linkedin
Liliana Sintra, Divisão de Recursos para a Inclusão Social da Câmara Municipal de Cascais
Mesa redonda: Ser ou não ser Herói? Entre a pressão e a superação na empregabilidade inclusiva
Licenciada em Psicologia, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos, técnica superior na área da deficiência da Divisão de Recursos para a Inclusão Social da Câmara Municipal de Cascais.
Exerceu cargos de Direção Técnica no Centro de Vida Independente e na Associação Spina Bífida e Hidrocefalia de Portugal, onde fundou o Gabinete de Apoio Psicossocial, co-criou em 2017 o projeto de empregabilidade inclusiva LinkedOut e exerce, atualmente o cargo de Presidente da Direção.
É, desde março, conselheira do Conselho Consultivo do Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, junto da Assembleia da República.
É formadora e consultora nas áreas da diversidade e inclusão, em particular, na área da deficiência.
Luana Tolentino, Autorrepresentante
Mesa redonda: Ser ou não ser Herói? Entre a pressão e a superação na empregabilidade inclusiva
Nasceu em Lisboa, ainda no início dos anos 80, mas cedo veio para Cascais, por questões de saúde e passou aqui no concelho a maior parte da sua vida. Estudou Comunicação Empresarial mas não terminou a licenciatura e já trabalhou em áreas tão distintas como a saúde, a restauração e os serviços.
Cumpriu em 2018 o sonho de publicar o seu primeiro livro de poesia e espera voltar a repetir a experiência.
Neste momento pondera dar os primeiros passos no empreendedorismo.
Maria Ana Botelho Neves, InTransitus
World Café: A Empregabilidade é para todos?
Ativadora Profissional | Facilitadora de Transições | Inovadora Colaborativa
Especializada em cocriação e inovação, apoio pessoas e organizações em momentos de transição e transformação.
Com mais de 10 anos de experiência, desenvolvo programas de empreendedorismo e inovação em parceria com universidades, fundações e entidades públicas, como a Universidade da Madeira, a Fundação Michelangelo e a Câmara Municipal de Lisboa.
Co-fundei iniciativas como Plan Zheroes (Londres) na ativação de modelos de combate ao desperdício e pobreza alimentar, Criar Comunidade (Cascais) e inTransitus (Lisboa), focadas em design sistémico, cidadania participativa e apoio a pessoas em transição profissional. Sou co-anfitriã do Matchbox Adventures, um espaço mensal de experimentação e colaboração, e Fellow da RSA e da School for Social Entrepreneurs.
Linkedin
Marta Rangel,
Apresentação do evento
Especialista em comunicação, foi jornalista durante 16 anos, sobretudo em televisão. No primeiro governo de António Costa, foi assessora de imprensa do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral. Fez também consultoria de comunicação para a Axians DC (novembro 2022 a junho 2023) e The Navigator Company (março 2018 a abril 2019). Enquanto produtora de conteúdos, produziu e apresentou o programa “Muda num Minuto” para a RTP (outubro 2018 a junho 2020); o Explica-me para o Observador Lab, em parceria com o banco Credibom, e um videocast sobre os Prémios Eficácia 2023 para o Negócios, entre vários outros projetos. Para além destes, colabora regularmente com órgãos de comunicação social como Sábado, Correio da Manhã, Jornal Económico ou Público, assim como produz conteúdos diretamente para empresas e marcas (como newsletter, textos para sites e blogs e/ou redes sociais). Regularmente, apresenta eventos e conferências, faz voz off e dá formações em comunicação. Faz media training há mais de 15 anos, tendo dado treinos de comunicação a políticos, CEO's e responsáveis de empresas dos mais variados sectores. Tem o nível practicioner de PNL (Programação Neuro-linguística) com certificação internacional. É autora do livro “Um caminho alterado”, em parceria com a Fundação Maria Cristina; co-autora do livro “Comentadores Políticos - intérpretes imediatos da realidade”, da Chiado Editora e contribuiu com um capítulo sobre storytelling para o livro “Just Say it. Guia prático para se fazer ouvir” (Cláudia Nogueira, Lift World).
Ricardo Pereira, People to People
Mesa redonda: Entre Linhas do Currículo: O (In)visível que Conta
Com 48 anos e 30 anos de experiência profissional, entre os quais ligados à área financeira, qualidade e comercial, tanto a nível nacional como internacional.
Atualmente é Advisor na People to People, parceiro de referência de implementações Salesforce em Portugal. Pai de três rapazes, adora desporto e atualmente pratica triatlo tendo já participado no 70.3 de Cascais, triatlos de Sines e Setúbal.
Agrega o gosto de lidar com pessoas e transformar processos empresariais, juntando a sua constante curiosidade pela tecnologia, através de abordagens inovadoras no dia a dia.
Linkedin
Sara Andrade, Rota Jovem - Associação Juvenil
Mesa redonda: Entre Linhas do Currículo: O (In)visível que Conta
Licenciada em Relações Internacionais, tem uma Pós-graduação em Direitos Humanos e frequentou vários cursos no âmbito da Educação para os Direitos Humanos, Cidadania Global, Igualdade de género e Direitos Humanos.
O seu percurso profissional tem sido pautado por uma forte vertente multidisciplinar, tendo tido a oportunidade de colaborar com várias organizações e projetos, quer enquanto formadora, quer como de gestora no âmbito da participação e cidadania democrática; educação não formal; aprendizagem intercultural; sensibilização e Educação para os Direitos Humanos e da capacitação pessoal e organizacional.
Trabalha na Associação Rota Jovem e, simultaneamente, é formadora/ facilitadora freelancer em projetos a nível nacional e a nível internacional fazendo parte da Bolsa de formadores e de formadoras da Agência Erasmus + Juventude/ Desporto, do Departamento de Juventude do Conselho da Europa e da atual AIMA.
Sofia Vilhena, 2improve
Mesa redonda: Os bastidores da Empregabilidade
Partner & Founder da 2improve, uma empresa dedicada ao desenvolvimento humano e organizacional.
Com uma carreira diversificada, iniciou-se na Geologia e posteriormente, migrou para a área de Recursos Humanos.
Ao longo dos anos, acumulou experiência como Supervisora e Coordenadora de RH, Formadora Certificada e Analista Comportamental.
Possui um Master em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Camilo José Cela e é Master Coach Certificada pelo Institute of Coaching da Harvard Medical School.
Com uma perspectiva global adquirida durante os 10 anos que viveu em São Paulo, como Mentora de RH, implementa estratégias eficazes em empresas nacionais e internacionais.
Hoje, à frente da 2improve, promove a capacitação e o desenvolvimento humano como ferramentas essenciais para o crescimento sustentável das organizações.
Susana Rodrigues, Professional Coaching & Development
Mesa redonda: Entre Linhas do Currículo: O (In)visível que Conta
Executive Coach e fundadora da Susana Rodrigues – Professional Coaching, uma prática internacional bilingue dedicada a apoiar organizações no desenvolvimento de talentos e no fortalecimento de lideranças. Com mais de 13 anos de experiência em Recursos Humanos, tanto a nível nacional como internacional, assumiu posições de liderança em empresas de renome, como a Vanguard Properties e a Vieira de Almeida & Associados.
Além de coach, é formadora na área da liderança e presta consultoria em Recursos Humanos, ajudando organizações a implementar programas eficazes de desenvolvimento profissional.
É acreditada pela International Coaching Federation e pela Erickson Coaching International, é membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses e possui certificações em Leadership Performance pela Cornell University e em HR Strategy & Organizational Culture pela NOVA SBE.
Site
Susana Silva, Instituto do Emprego e Formação Profissional
Mesa redonda: Os bastidores da Empregabilidade
Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho (1988) e pós-graduada em Gestão de Projetos (2011).
Experiência profissional no Departamento de Recursos Humanos, Direção de Serviços de Formação Interna do IEFP, IP. até 2002.
Desde maio de 2002, a trabalhar no Centro de Emprego de Cascais. Inicialmente na área da Economia Social (Empresas de Inserção) e, posteriormente, na área das Medidas de Emprego e de Estágios Profissionais. Coordenadora no Núcleo de Gestão do Mercado de Emprego, do Centro de Emprego de Cascais, entre 2025 e 2018. Desde 2015, tem acompanhado os Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) afetos a este Centro de Emprego. Neste momento, estão em funcionamento 10 GIP da rede Geral, 2 da rede Imigrante e 1 da rede Inclusiva, distribuídos pelos concelhos de Oeiras e de Cascais. Continua ainda a trabalhar nas medidas de Apoio à Contratação.
Tânia Brito, ARGO
Comunicação: Mercado de Trabalho 4.0
Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE-IUL, com uma pós-graduação em Gestão da Força de Vendas no INDEG/ISCTE e uma pós-graduação em Gestão de Pessoas na Nova SBE.
Iniciou o seu percurso profissional no final de 1999, na Mundial Confiança, na área Comercial. Posteriormente, esteve envolvida em vários desafios de gestão de projetos e de pessoas nas áreas Comerciais e de Marketing dentro da Fidelidade.
É orientada para o detalhe, empática, disponível e procura compatibilizar vontades. Privilegia o trabalho em equipa e cria facilmente relação com os outros. Valoriza o tempo com a família e com os amigos, gosta de conhecer novas culturas, natureza e não dispensa o desporto. Foi escuteira, experiência que marca a sua personalidade até aos dias de hoje, traz em si, a vontade de querer deixar o “mundo” por onde passa sempre um pouco melhor do que o encontrou.
Atualmente é Partner na ARGO, sendo responsável por gestão de equipa e de cliente, pelo business development, bem como é a mentora da parceria do Recrutamento Inclusivo.
Linkedin
1ª Edição dos Encontros de Empregabilidade de Cascais | Pessoas, Recursos e Futuro | maio 2024
Descubra mais sobre o programa AQUI
Veja por si um resumo AQUI
O QUE LEVOU DA 1ª EDIÇÃO DOS ENCONTROS DE EMPREGABILIDADE DE CASCAIS?
. Comunicação “Prioridades e competências dos profissionais no futuro”
Criando o mote para as diferentes reflexões dos Encontros, a Raquel Rebelo da Abilways Portugal abordou as "Prioridades e Competências dos Profissionais no Futuro", destacando a importância de compreender a sustentabilidade, incorporar a inteligência artificial, promover a saúde mental, desenvolver a autoconsciência e a eficácia pessoal, construir relações interpessoais e de ampliar as competências do líder. Uma sessão inspiradora com uma visão sobre os desafios e oportunidades do futuro!
Os nossos agradecimentos à Raquel Rebelo, a todos os participantes e também à Abilways a oferta de uma formação em inglês para RH que foi sorteada pelos participantes nas dinâmicas de networking do evento!
. Comunicação “Gestão do Talento baseada em Perfis de Competências: Que estratégias para capacitar as pessoas?”
Catarina Rego da SHL trouxe-nos o conceito de mundo BANI e a ideia de que manter perfis de competências atualizados é a diferença entre ter potencial para o sucesso ou não o ter!
Os nossos agradecimentos a Catarina Rego da SHL Portugal e a todos os participantes.
. Mesa redonda: “Presente e futuro do mercado de trabalho”
Filipa Faria, Regina Madruga, Vanessa Mendes e Carla Marques referiram a importância da inteligência emocional, seja numa primeira entrevista, para evitar situações desconfortáveis ou de discriminação, como na manutenção do posto de trabalho, para lidar com os desafios do dia-a-dia. Ainda, a responsabilidade do trabalhador enquanto motor do seu próprio desenvolvimento, procurando manter-se atualizado e adquirir competências em áreas de futuro, como as novas tecnologias.
Os nossos agradecimentos à Filipa Faria, à Regina Madruga da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, à Vanessa Mendes da Tese – Associação para o Desenvolvimento, à Carla Marques da Randstad e a todos os participantes.
. Workshop “Facilitar percursos de empregabilidade – procura de emprego, transição de carreira e auto-emprego”
Ceselina Matos, Rodrigo Castro e Margarida Santos trouxeram a riqueza do conhecimento e experiência dos participantes através da partilha sobre procura de emprego, transição de carreira e auto-emprego.
Os nossos agradecimentos à Ceselina Matos da Best Account, ao Rodrigo Castro da DNA Cascais e à Margarida Santos da Sea Agency pela facilitação dinâmica e eficaz e a todos os participantes.
. Comunicação “Crises, recuperação e qualidade do emprego”
Jorge Caleiras apresentou soluções como apostar em formação, alinhar currículos, criar políticas públicas para apoiar a inovação, garantir o acesso ao digital para todos e ainda promover a autonomia e reforçar a conciliação trabalho-família.
Os nossos agradecimentos ao Jorge Caleiras da CoLABOR e a todos os participantes.
. Comunicação “Empregabilidade e desenvolvimento local dos territórios”
A equipa da Associação IDSET, representada por Ângelo Batista, André Nunes e Bruno Pinto partilharam a sua experiência na promoção da empregabilidade num projeto de desenvolvimento local. Relembraram a importância que o emprego assume na vida de todas as pessoas e diversas formas como tem estimulado o acesso ao mesmo através de diferentes iniciativas.
Os nossos agradecimentos ao Ângelo Batista, ao André Nunes e ao Bruno Pinto da Associação IDSET e a todos os participantes.
. Workshop “Storytelling ao serviço da Empregabilidade”
Tânia Areias, partilhou, para uma roda de participantes motivados e atentos, a importância do storytelling como ferramenta e técnica que se aprende. Ficou a vontade de aprender muito mais sobre como potenciar a capacidade e a eficácia de contar histórias.
Os nossos agradecimentos à Tânia Areias, da Kiesing Human Brands e a todos os participantes.
.Workshop “Multiferramentas de gamificação para desenvolvimento de colaboradores”
Gabi Oliveira desafiou os participantes a experimentarem o poder dos jogos no trabalho com grupos. Métodos que criam dinâmicas imersivas e divertidas para atingir objetivos.
Os nossos agradecimentos à Gabi Oliveira da Gamification for Companies e a todos os participantes.
. Workshop “Como combater os enviesamentos inconscientes e criar ambientes inclusivos”
Manon Rosenboom Alves deixou-nos a pensar: Que julgamentos fazemos diariamente? Que julgamentos sentimos que fazem de nós? É o caminho para criar ambientes mais inclusivos…
Os nossos agradecimentos à Manon Rosenboom Alves da Reinvent Yourself e a todos os participantes.
. Comunicação “O Lado BOM! – Desenvolvimento pessoal e saúde mental do/a profissional de empregabilidade”
Álvaro Cidrais “desarrumou as nossas ideias”, questionando o significado do trabalho de hoje, bem como o futuro de mesmo, sublinhando sempre o lado bom. Ficámos com muitas pistas para criar ambientes de trabalho mais saudáveis, num mundo em mudança acelerada.
Os nossos agradecimentos ao Álvaro Cidrais da A.Cidrais GPI- Gestão de Projetos e Inovação e a todos os participantes.
. Workshop “Falamos a mesma língua? Comunicação eficaz para técnicos e não técnicos”
Sofia Almeida Bernardo desafiou os participantes a pensar na sua comunicação com base em três pilares fundamentais: Eficácia, Positividade e sem recurso a Microagressões.
Os nossos agradecimentos à Sofia Almeida Bernardo da SAB Comunicar e a todos os participantes.
. Workshop “Inteligência Artificial – Desafios e oportunidades no mercado de trabalho”
Núria Romão explorou o potencial das ferramentas com base na Inteligência Artificial nos processos de recrutamento e de procura de trabalho. Para além de ideias sobre como a IA está a revolucionar alguns processos de seleção, foram partilhados recursos e possibilidades de utilizar diferentes ferramentas para agilizar e tornar mais eficiente o trabalho diário dos técnicos. Uma sessão esclarecedora que mostrou as novas oportunidades e desafios que a IA traz!
Os nossos agradecimentos à Núria Romão e a todos os participantes.
. Workshop “Rotas de Inclusão – Intervenção com Famílias no território da Empregabilidade de Pessoas com Deficiência ou Doença Mental”
Carolina Crispim e Isabel Passarinho facilitaram uma conversa com um grupo de técnicos de proveniências muito diversas que vivenciaram uma sessão tipo do Projeto “Tempo das famílias” e partilharam sentires, dificuldades e oportunidades de avançar com este tipo de trabalho nos seus contextos profissionais. Foram “semeadas” ideias de colaboração continuada.
Os nossos agradecimentos à Carolina Crispim e à Isabel Passarinho da Divisão de Empregabilidade e Promoção de Talento da Câmara Municipal de Cascais e a todos os participantes.