Está aqui
Clube Naval de Cascais celebra 87 anos












O Clube Naval de Cascais (CNC) celebou esta sexta-feira, 12 de setembro, 87 anos de existência, assinalados com um jantar comemorativo que reuniu associados, atletas, dirigentes e amigos da instituição. Fundado em 1938, no coração da Baía de Cascais, o CNC construiu ao longo das últimas décadas um percurso ímpar, que o afirma como uma das mais prestigiadas instituições do desporto náutico em Portugal e no mundo.
A história do CNC é marcada por conquistas desportivas, reconhecimento internacional e a capacidade de conciliar tradição e inovação. Ao longo do tempo, personalidades de relevo contribuíram para consolidar a identidade do clube, distinguido com honras como Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique e da Ordem da Instrução Pública.
Com modernas instalações inauguradas em 2007, o CNC coloca à disposição dos seus mais de 800 sócios espaços multifuncionais que incluem ginásio, restaurante, biblioteca e cais de honra. Mais do que um clube, o CNC é um centro de dinamização desportiva, cultural e social, assumindo-se como um pilar da estratégia de Cascais enquanto destino de excelência para a prática da vela e outras modalidades náuticas.
Entre os grandes eventos organizados pelo CNC destacam-se o Rolex TP52 World Championship e o Cascais Vela, competições que projetam o concelho a nível internacional e atraem atletas de topo mundial. Mas o clube não se limita à alta competição: a par da aposta em modalidades emergentes, como o Wing Foil, continua a promover projetos de inclusão social como a Vela Sem Limites, que há 20 anos democratiza o acesso ao mar através da vela adaptada.
O presidente do Clube Naval de Cascais, Francisco Brito e Abreu, sublinhou a importância deste marco: “Chegar a este aniversário é motivo de orgulho para todos os que fazem parte do Clube Naval de Cascais. Temos uma história de conquistas, mas continuamos focados no futuro, na formação de atletas e na inovação das nossas infraestruturas. O CNC trabalha de portas abertas para promover o desporto e a inclusão social em Cascais". O presidente do CNC reconhece, todavia, que "sem o apoio e o incentivo da Câmara Municipal e, em especial, do seu presidente Carlos Carreiras, o Clube não seria hoje o que é".
Por isso, este foi o momento escolhido para dirigentes, sócios, atletas e amigos do CNC prestarem uma homenagem a Carlos Carreiras, por esse apoio determinante para o desenvolvimento do clube, "tornando-o numa referência internacional no desporto náutico". Um tributo que reforça a relação de proximidade e cooperação entre a Autarquia e um Clube que já faz parte da identidade de Cascais.