CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Bosque do Livramento abre as portas à comunidade

Cascais conta com novo espaço verde com 8 hectares

O concelho de Cascais ganhou um novo pulmão verde. O Bosque do Livramento, no vale de Caparide, foi oficialmente inaugurado e já começou a ser vivido pela comunidade. Com cerca de 8 hectares (83.200 m²), o equivalente a oito campos de futebol, situados no vale da Ribeira de Caparide, o bosque nasce da requalificação de um espaço natural, preservando ao máximo a vegetação existente e promovendo a regeneração natural. O projeto aposta numa forte componente de sustentabilidade, com a criação de condições recreativas e educativas que incentivam a consciência ambiental.

Entre os principais elementos da intervenção, destacam-se a limpeza e alargamento do caudal da Ribeira de Caparide, garantindo a preservação das raízes das árvores nas margens, e a construção de um passadiço em madeira que permite percorrer diferentes ambientes naturais. Foram também reabilitados caminhos internos e criadas áreas de merendas à sombra de pinheiros mansos e zambujeiros, convidando ao convívio e ao descanso.

Rui Peixoto, responsável pelos Espaços Verdes da Cascais Ambiente, salientou que o objetivo foi "devolver o bosque à população" com a "criação de zonas de lazer e de convívio, equipamento para as crianças brincarem e condições ótimas para as famílias trazerem o seu cão e usufruirem deste espaço". 

Paralelamente à inauguração do Bosque do Livramento, foi assinado um protocolo entre a Associação SEMEAR e a Câmara Municipal de Cascais, para a criação do "Campus Semear Cascais", em Caparide. Este novo polo funcional vai promover a inclusão de pessoas com deficiência intelectual, através da formação certificada, capacitação profissional, empregabilidade e promover o envolvimento com a comunidade. O Campus contará com áreas dedicadas à agricultura, cerâmica, cozinha artesanal, mercearia, horta comunitária e espaços para formação. 

"Este protocolo representa um marco histórico para a nossa organização", afirmou Joana Santiago, presidente da Associação SEMEAR by BIPP - Inclusão para a Deficiência, referindo que a Associação está sediada em Cascais há mais de dez anos e "o sonho sempre foi criar uma resposta integrada no concelho que agregasse todos os projetos dispersos". 

Joana Santiago acrescentou, ainda, que "mais do que um espaço físico e uma unidade agrícola, o Campus Semear Cascais será um verdadeiro ecossistema de sustentabilidade social e ambiental, com uma unidade de transformação de produtos em risco de desperdicio alimentar, produtos gourmet, uma oficina de cerâmica, mas. sempre em relação direta com a comunidade, reforçando a inclusão ativa".

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0