Está aqui
Espaços Públicos Verdes Urbanos

Através desta área de intervenção pretende-se potenciar os espaços verdes, apostando numa gestão eficaz dos meios existentes e na interligação dos vários setores de atuação da empresa.
Entre os serviços que são desenvolvidos no âmbito dos EPVU, destacam-se a gestão de contratos de manutenção, a construção de novos espaços e a requalificação dos espaços verdes existentes. No total são 110 hectares de EPVU, compostos por 2600 parcelas de áreas verdes de loteamentos, separadores de vias, rotundas, jardins, entre outras, distribuídas pelas seis freguesias do concelho.
Foram também realizadas grandes intervenções urbanas de requalificação de espaços exteriores na Urbanização Checlos e no Bairro de São João na Rebelva (freguesia de Carcavelos).
As intervenções de jardinagem têm sido realizadas por equipas contratadas a empresas prestadoras de serviços, tuteladas, fiscalizadas e acompanhadas por técnicos do departamento de EPVU da Empresa.
Para além disso, a Cascais Ambiente estabeleceu uma parceria com a CERCICA (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais), no sentido de contribuir para a integração social de jovens com necessidades especiais. Através deste protocolo, a CERCICA fornece plantas arbustivas e herbáceas, e os jovens da instituição realizam a manutenção de alguns espaços verdes.
Espaços de Jogo e Recreio:
A área de EPVU inclui também os Espaços de Jogo e Recreio, tendo já sido construídos 11 novos parques infantis no concelho e um circuito de manutenção.
Atualmente, encontram-se sob gestão da Cascais Ambiente 40 parques infantis e três circuitos de manutenção.
Nos parques infantis, foram instalados equipamentos lúdicos que primam pela modernidade e obedecem a critérios de segurança rigorosos. Por outro lado, no sentido de promover o contato das crianças com as matérias naturais, foram colocados em alguns destes parques materiais como a areia, areão e seixo rolado, em detrimento do piso sintético. Não existindo superfícies de impacto ideais, a areia tem várias vantagens, entre as quais o elevado valor lúdico, a excelente capacidade de amortecimento de impacto e um alto grau de segurança no caso de quedas, sem comportar grandes riscos de ferimentos cutâneos por fricção ou por queimadura. Para além disso, é menos geradora de problemas ecológicos, comparativamente com os pisos sintéticos.
A desinfeção das matérias naturais que constitui a base destes recintos é feita quinzenalmente, de maio a outubro, e mensalmente no resto do ano. A sua higienização é garantida através da desinfeção através de uma substância à base de iodo, e monitorizada com recurso a análises realizadas pela Faculdade de Farmácia. Tratada e limpa regularmente, como sucede com todos os parques sob responsabilidade da Cascais Ambiente, a areia deixa de apresentar problemas comuns a espaços com estas características, como a existência de objetos perigosos enterrados ou dejetos de animais.
Para além disso, a Empresa disponibiliza um serviço inovador em Portugal: um “veículo-oficina”, que visa a manutenção e segurança nos parques infantis sob sua gestão. Devidamente equipado para o efeito, este veículo realiza ações de inspeção periódicas, nomeadamente:
• Inspeções presenciais e oculares a cada espaço, de dois em dois dias, com pequenas ações de manutenção;
• Inspeções funcionais semanais, que incluem a manutenção do espaço e reparações de pequena dimensão;
• Inspeções semestrais onde é verificada, com maior profundidade, a estabilidade integral do equipamento.
Ao assumir estes serviços, a Cascais Ambiente promove a defesa ambiental e procura contribuir para o bem-estar da população, tornando os espaços públicos verdes urbanos numa referência do concelho, desenvolvendo uma política de criação e valorização de espaços lúdicos e de recreio, com qualidade e garantia de segurança.
noticias relacionadas
Mar