CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

6 ª Edição das Conferências do Estoril: Da Justiça Local à Justiça Global

Foi apresentado o painel de oradores da 6ª edição das Conferências do Estoril, que vai decorrer de 27 a 29 de maio de 2019, na NOVA SBE.

Nesta apresentação, que decorreu no Centro Cultural de Cascais - que contou com a presença de Ahmad Nawaz, o jovem paquistanês ativista pela paz e educação que sobreviveu a um ataque terrorista perpetrado pelos Talibans e um dos oradores em maio – foi dado a conhecer pela diretora das Conferência dos Estoril, Teresa Violante, o nome de dez dos oradores da Conferência.

O tema das Conferências do Estoril 2019, que comemora o seu 10º aniversário será: Da justiça Local à Justiça Global.

Esta apresentação com a intervenção de Daniel Traça, diretor da NOVA SBE de Carcavelos e com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais. Carlos Carreiras.

Teresa Violante salientou o facto de esta ser “uma edição muito especial” já que celebra os 10 anos das Conferências do Estoril. “Estas Conferências quando surgiram eram absolutamente inovadoras, estávamos em 2009. As pessoas não acreditavam em Portugal com um palco para grandes eventos internacionais”, disse Teresa Violante.

A diretora das conferências lembrou o contexto em que surgiram estas conferências: “Numa época de completo desanimo, houve um grupo de pessoas em Cascais que olhava para Portugal e para Cascais com esta perspetiva positiva, que acreditava num poder transformador de Portugal e de Cascais no mundo e que ousou idealizar um evento, um grande debate sobre grandes questões politicas e internacionais de Cascais para o Mundo”, salientou.

Na edição de 2019, vão ser revisitadas todos os temas discutidos ao longo destes últimos anos, mas olhando para eles de um novo modo. “Os desafios e os riscos que se levantam atualmente às democracias, ao compromisso com a justiça e ao compromisso com os direitos humanos, são desafios novos, fortes que reclamam mais do que nunca respostas urgentes. São estas respostas que nós também queremos dar nas conferências. Queremos promover a ação a partir principalmente dos jovens e é isso que queremos fazer em Maio em Cascais”, disse Teresa Violante.

Para Daniel Traça, diretor da NOVASBE: “Em 2019 vamos receber as Conferências do Estoril no nosso campus. É um privilégio extraordinário para nós. As Conferências do Estoril são um exemplo absolutamente único de um sítio onde se pensa num futuro melhor. São um espaço onde as pessoas que gostam de pensar, que gostam de discutir se abrem e ouvem a opinião dos outros. Esse elemento é talvez o mais importante para aquilo que é o futuro da nossa escola. Ser uma escola aberta, com conferências abertas a todos. Aquele Campus também é vosso, é um sítio completamente aberto para receber todos e refletir com todos” salientou.

Ahmad Nawaz, salientou a importância de falarmos pelos que não têm voz: "Quero dizer a todos que aqui estão presentes, que todos temos uma responsabilidade de falar "alto". Falar nas coisas, que pensamos, que estão erradas na sociedade. Falemos pelas pessoas que não têm voz. Falem e façam a diferença! ", disse emocionado.

"Agir é a nossa responsabilidade. Já não é uma opção Se não o fizermos ninguém o fará. Vocês têm muita sorte. Vão à escola sem medo de violência. E as vossas vozes são ouvidas. Isso é um poder. Usem esse poder”, disse Ahmad aos jovens presentes. 

Ahmad Nawaz foi uma das vítimas de um atentado Taliban a uma escola no Paquistão onde cerca de 150 jovens foram brutalmente massacrados, em 2014, entre eles o seu irmão. Ahmad sofreu sérios danos físicos. Foi enviado para tratamento no Reino Unido onde, depois de recuperar, começou a promover a educação e a sua importância para a sociedade, lutando por oportunidades iguais para todas as crianças. Quatro anos depois, Ahmad Nawaz é reconhecido internacionalmente pelo seu ativismo em prol da paz e da educação e será um dos oradores principais das próximas Conferências do Estoril.

Oradores confirmados

Teresa Violante anunciou as presença em maio de 2019 de: Ahmad Nawaz, estudante, ativista (Paquistão); Anne Applebaum, jornalista e vencedora do prémio Publitzer (USA); Sveltlana Aleksievitch, vencedora do prémio Nobel da Literatura de 2015 (Bielorrússia); Laya Vasudevam, diretora do Center for Legal Aid and Rights (India);  Saki Macozoma, empresário e ativista (Àfrica do Sul); Harald Jager, Oficial do Exercito da antiga RDA (Alemanha); Fareeda Khalaf, refugiada e ativista yazid (Iraque); Chris Arnorld, empresário, (Reino Unido); Edith Schlaffer, cientista social e fundadora das Women Without Borders (Áustria); Germán Garavano, Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos (Argentina).  

As Conferências do Estoril 2019 irão centrar-se em torno de quatro tópicos de debate principais: direitos e deveres humanos, justiça climática, pobreza global e desigualdade, e tecnologia e desenvolvimento. Durante três dias, os oradores irão participar em debates vibrantes, abordando os quatro tópicos de forma compreensiva, para que possam depois assumir uma perspetiva mais pragmática ao confrontar-se com problemas reais de (in) justiça global.

As Conferências do Estoril irão promover o diálogo entre teoria e praxis, ética e política, passado e futuro, gerações antigas e jovens. AQ

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0