CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cerimónia de Encerramento da Cascais Capital Europeia da Juventude 2018

“A juventude é uma prioridade em Cascais, já o era e vai continuar a ser”, afirmou Catarina Marques Vieira, Comissária da Capital Europeia da Juventude 2018.

E foi em grande que o concelho se despediu do título na noite de sexta-feira, dia 14 de dezembro de 2018, perante milhares de jovens onde o testemunho foi passado à cidade de Novi Sad, na Sérvia, que em 2019 vai passar a ser a Capital Europeia da Juventude.

A festa de encerramento começou um pouco depois das 16h00 já com o átrio do Centro de Congressos do Estoril cheio para assistir ao final desta grande Capital Europeia da Juventude.

A apresentação do evento ficou a cargo de João Paulo Sousa, embaixador da Cascais Capital Europeia da Juventude, que confessou: “normalmente nas despedidas há aquele sentimento de um bocadinho de tristeza ou de nostalgia mas hoje não, hoje é alegria de missão cumprida e é isso que estamos a celebrar aqui nesta festa de encerramento”.

O Embaixador adiantou ainda que “é absolutamente extraordinário chegarmos ao fim deste ano e percebermos que foram mais de 400 eventos, mais de 25 nacionalidades e milhares e milhares de jovens que fizeram de Cascais a Capital Europeia da Juventude que nós há um ano desejávamos que fosse”.

Já a Comissária da Capital Europeia da Juventude, Catarina Marques Vieira, adiantou que, este ano, “Cascais correspondeu e excedeu as expectativas”. Catarina Marques Vieira afirmou ainda que “tínhamos a Europa toda com os olhos postos em nós, com imensa esperança e acho que soubemos devolver esse movimento de esperança que criámos para Portugal, para a Europa e para o Mundo inteiro”.

Nuno Piteira Lopes, vereador na Câmara Municipal Cascais, agradeceu "a todas e a todos os que fizeram com que fosse aqui em Cascais a melhor Capital Europeia da Juventude que já alguma vez foi realizada e isso deve-se ao trabalho destas pessoas que se empenharam e se esforçaram para que Cascais marcasse esta posição de força".

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, afirmou estar “mais do que feliz, estou muito orgulhoso da juventude de Cascais. Reagiram e agiram de uma forma absolutamente extraordinária em todo o ano de Capital Europeia da Juventude”. Para o presidente o título vai mas ficaram os “valores, princípios e participação dos jovens com uma capacidade de influenciar positivamente o futuro”.

No seu discurso, Carlos Carreiras fez ainda questão de agradecer ao governo porque "durante um ano foram muitos os membros do governo que passaram por Cascais”. E deixou ainda “uma palavra especial para o mais frequente de todos, o secretário de Estado da juventude, esteve tantas vezes entre nós que lhes perdi a conta. Saiba senhor secretário de Estado que tem um novo título: É um dos nossos. Um de Cascais. Com ou sem capital Europeia conte connosco para continuar a lutar pelas causas dos jovens, conte connosco para continuar a fazer avançar o nosso país. Só houve uma pessoa que conseguiu estar em Cascais mais do que V. Exa e a participar na Capital Europeia da Juventude. Perde apenas para um grande cascalense e um grande português que se chama Marcelo Rebelo de Sousa, o nosso Presidente da República. Ele que tantas e tantas vezes esteve connosco, ele que ao longo deste ano emprestou todo o seu prestígio institucional e peso político à causa dos jovens. Ele que tendo esta semana comemorado 70 vigorosos anos é provavelmente o mais enérgico e mais jovem de todos nós”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não conseguiu estar presente mas fez questão de deixar a sua mensagem em vídeo, onde reconheceu que a Capital Europeia da Juventude 2018: “foi um grande sucesso para portugal porque ao longo do ano o país conheceu uma série de acontecimentos centrados em Cascais e focados na juventude, trazendo até nós milhares de jovens e centenas de iniciativas com um dinamismo virado para o futuro que contribuiu, à sua maneira, para uma Europa mais unida, mais forte e mais prospectiva”.

Na cerimónia de encerramento foram ainda feitos os agradecimentos a todas as associações juvenis de Cascais e a todos os colaboradores e departamentos da Câmara Municipal de Cascais e das empresas do município. Foram também entregues diplomas às 17 escolas que participaram na Maior Aula de Química de sempre e que ajudaram a que o evento entrasse para o Guinness World Record. No palco também dançaram os jovens da Associação Palco da Tua Arte e cantaram e tocaram os membros da tuna mista, a Tunística, da Escola Superior de Hotelaria do Estoril.

Já quase no final, Carlos Carreiras entregou a chave da Capital Europeia da Juventude ao presidente da Câmara Municipal de Novi Sad, Milos Vucevic. Novi Sad é a cidade sucessora de Cascais. A partir do dia 1 de janeiro de 2019 é esta cidade da Sérvia a Capital Europeia da Juventude. A Cerimónia de Encerramento terminou com um pequeno concerto do HMB e, a seguir, há ainda a Mega Festa de Encerramento de Cascais Capital Europeia da Juventude e do Encontro Nacional de Juventude que também marcou os últimos dias desta iniciativa.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0