CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Coleções Duarte Pinto Coelho em exposição permanente em Cascais na Casa Duarte Pinto Coelho em Cascais

Inauguração |10 maio |16h00

A Fundação D. Luís I, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação Duques de Soria de Ciencia y Cultura Hispánica, reúne pela primeira vez numa única exposição peças de diversas temáticas das coleções do reconhecido decorador e colecionador português Duarte Pinto Coelho. A mostra ficará patente a partir de 10 de maio, na Casa Duarte Pinto Coelho (ao Museu Conde de Castro Guimarães), situada em pleno Bairro dos Museus de Cascais. A entrada é gratuita.

As Coleções Duarte Pinto Coelho são compostas por cinco núcleos de um vasto conjunto de peças datadas entre os séculos XVII e XX e oriundas de países como Espanha, Itália, Inglaterra, Holanda, Japão ou França. Foi sendo constituída ao longo de várias décadas e destaca-se pela variedade, qualidade, quantidade e gosto estético e apurado do decorador português.

Marqueterie, entre os séculos XVII e XIX | É uma arte muito antiga de embelezamento de mobiliário e objetos, com base em incrustações de pedras preciosas, embutidos e pequenos arranjos em que se combinam, minuciosamente, diversos elementos decorativos.

Vulcões Napolitanos, entre os séculos XVIII e XX | A tradição do guache e do óleo na representação de paisagens da área napolitana – dominada pela imponência do Vesúvio – remonta ao século XVIII. Duarte Pinto Coelho começou a colecionar pintura sobre vulcões napolitanos no final dos anos 50 do século XX. Estas obras fixaram para a posteridade, de forma exuberante, momentos de angústia, mas também de assinalável expressão plástica.

Paramentos Litúrgicos, entre os séculos XVIII e XX | Peças têxteis que atravessaram séculos, épocas e momentos litúrgicos. Homem devoto, Duarte Pinto Coelho investiu na aquisição de paramentos históricos para a decoração da capela particular da sua moradia, em Trujillo, província de Cáceres, recriando a dignidade do espaço e do culto nele praticado. As suas escolhas incidiram em peças ao gosto barroco, coincidente com o período de triunfo da igreja católica romana.

Lavores das Freiras, século XIX | É um conjunto de peças que contribuem para o reconhecimento do importante valor antropológico, etnográfico e documental do legado dos objetos devocionais. Destacam-se os motivos florais simbolicamente patentes em muitos destes apetrechos devocionais, a maioria dos quais provenientes dos chamados lavores de freiras. Com esta coleção, Duarte Pinto Coelho, homem contemporâneo de interesses sociais, culturais, estéticos e religiosos, viria a contribuir para a não condenação ao esquecimento desta memória socio-religiosa do século XIX.

Vidros Pintados do Salão Vermelho | As temáticas abordadas dividem-se em cópias de estampas ocidentais, reproduzidas com grande perícia, e as variadas do léxico decorativo chinês como batalhas, paisagens e cenas do quotidiano.

As coleções Marqueterie, Vulcões Napolitanos, Paramentos Litúrgicos e Vidros da China ficarão sucessivamente disponíveis para visita na Casa Duarte Pinto Coelho, com uma programação gerida pela Fundação D. Luís I.

Duarte Maria Egas de Avillez Pinto Coelho [1923-2010] | Nasceu em Cascais. Estudou Direito com o objetivo de seguir uma carreira diplomática, mas viria a desenvolver o gosto pela decoração e pelo colecionismo em países africanos e árabes, nos Estados Unidos, em França e em Espanha. Depois de passar larga temporada em Paris no pós-guerra, em 1955 chegou a Madrid, onde ganhou uma nomeada reputação de decorador. Além de uma atividade principal, encontrou no colecionismo o segredo para dar asas à vocação que até ao fim preencheu a sua curiosidade intelectual, podendo dizer-se ter sido nesta vertente que a ligação à terra-mãe mais exuberantemente se manifestou.

Casa Duarte Pinto Coelho | Acolhe, desde 2013, coleções do reconhecido decorador português Duarte Pinto Coelho, ao abrigo de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Cascais, a Fundação D. Luís I e a Fundación Duques de Soria. É também a sede da Cátedra Conde de Barcelona da Fundación Duques de Soria de Ciencia y Cultura Hispánica em Portugal. Antiga Casa dos Guardas do Palácio Condes de Castro Guimarães, este edifício terá sido construído no início do séc. XX com linhas estéticas ao estilo da "casa portuguesa", promovido pelos seguidores da obra de Raul Lino.

Casa Duarte Pinto Coelho
Av. Rei Humberto II de Itália
2750-642 Cascais

Horário | De terça a domingo, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0