CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Congresso Internacional de Cidades Educadoras segue para Katowice

Terminou, esta sexta-feira, 16 de novembro, o XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras depois de 4 dias a debater e partilhar temas como a coesão social, ambiente, cidadania participativa e educação entre cidadãos de 118 cidades, de 24 países diferentes.
O 4.º e último dia arrancou com as últimas experiências para debate focadas na Cultura, Oportunidades Educativas e Sensibilização e Estilos de Vida Saudáveis, temas importantes para uma Cidade Educadora.
 
A entrega do "Prémio Cidades Educadoras para Boas Práticas de Educação Cidadã através da Participação" (ver vídeo transmitido em direto no Facebook) foi um dos pontos altos. Entre as premiadas estão:
Gunsan, República da Coreia - pelo projeto Plano de Regeneração Urbana do centro histórico da respetiva cidade; 
Leão, no México - pelo projeto Redes de Mulheres Sem Violência,
- e a Cidade Educadora de Setúbal, que viu o projeto "Nosso Bairro, nossa Cidade" ser reconhecido por parte da AICE - Associação Internacional de Cidades Educadoras.
 
A tarefa de finalizar o congresso coube aos jovens, marco especial no ano em que Cascais é Capital Europeia da Juventude. No auditório principal foram apresentados os frutos dos trabalhos e debates paralelos do Congresso Jovem que decorreu a par do XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras.
 
“Tivemos, pela primeira vez, um congresso paralelo de jovens, algo que nunca tinha acontecido nos congressos das Cidades Educadoras", congratulou-se Frederico Pinho de Almeida, vereador da Educação na Câmara Municipal de Cascais. "Foram cerca de 80 jovens a refletir e a partilhar, e que no último dia apresentaram aqui as conclusões e os desafios que também são desafios para nós próprios", acrescentou realçando que "esse foi também um ponto alto deste congresso e queremos agradecer aos jovens por isso”.
 
Frederico Pinho de Almeida aproveitou ainda para resumir os trabalhos deste XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras: “Tivemos quatro dias de um profundo debate, reflexão e partilha daquilo que são os princípios e os valores da declaração das cidades educadoras, que têm a ver com questões como a educação, o meio ambiente, a cidadania participativa e a coesão social. Tudo temas que tentamos, todos nós, rede das Cidades Educadoras, disseminar de forma a criarmos uma onda cada vez maior”.
 
Agradecendo aos oradores e a todas as cidades "pelas experiências que aqui trouxeram”, o vereador manifestou a sua satisfação por "mais uma vez, ter aqui em Cascais um evento de grande dimensão com mais de 800 participantes, em que mais de 450 eram estrangeiros", uma razão para concluir: "Estivemos, portanto, a projetar Cascais e Portugal no Mundo”.
 
A cerimónia de encerramento (ver vídeo transmitido em direto no Facebook) contou ainda com um logotipo humano das Cidades Educadoras realizado pelos alunos da Escola Profissional Val do Rio, além de muitas outras atuações de música e dança que animaram os quatro dias do congresso.
 
O Congresso Internacional das Cidades Educadoras segue para Katowice, na Polónia, cidade que em 2020 vai e edição XVI deste encontro mundial de cidades educadoras e que esta tarde recebeu das mãos dos representantes de Cascais o testemunho.
 
FMC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0