CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Encontro Nacional no fecho da Cascais Capital Europeia da Juventude

“É o último evento da Capital Europeia da Juventude e é com muito entusiasmo que o fazemos”, destacou Hugo Carvalho, presidente do Conselho Nacional de Juventude (CNJ) reunido nos próximos três dias no Centro de Congressos do Estoril.
O presidente do CNJ revelou ainda que neste encontro vão estar a fazer muitas coisas, uma delas será finalizar uma campanha que decorre há três meses sobre os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Desafiámos centenas de jovens no país todo a reescrever a declaração. Há 250 jovens que vieram de todo o país, de propósito, para fazer este exercício em que têm de pensar que se fossemos nós a escrever a declaração hoje como seria? Já ouvimos várias coisas, desde o direito a estar offline, ao direito à internet, à água potável ou à eletricidade”, adiantou Hugo Carvalho. 
 
O evento conta com a presença de mais de 40 oradores, personalidades públicas do país, do desporto, da comunicação social ou da política. “Vêm para falar de assuntos da juventude nestes Fóruns do Futuro que preparámos”, realçou o presidenta da CNJ, acrescentando: “Vamos ter noites animadas a nível cultural, com coisas mais malucas como o Fernando Alvim a falar de política com o Marques Mendes ou a falar do artigo 13 com alguns dos youtubers mais conhecidos do país”.
O Encontro Nacional da Juventude conta com 498 inscritos mais aqueles que ainda podem aparecer, porque as portas estão abertas e a entrada é livre. Segundo o presidente do CNJ estão representadas as 25 regiões do país, da Madeira aos Açores, do Alto Minho a Trás-os-Montes até ao Algarve. “Vêm de todo o país porque nos interessa ter aqui histórias diferentes e é isso que acrescenta valor”.
 
Também presentes estão as várias organizações parceiras do Conselho Nacional da Juventude, algumas com os dirigentes e outras com stands onde apresentam o trabalho que realizado, como é o caso da DNA Cascais, com o projeto Escolas Empreendedoras e o Cascais Get Real, do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Associação de Escoteiros de Portugal, do Corpo Nacional de Escutas, das Conferências do Estoril com o Youth Summit, da Juventude Popular, da Juventude Comunista Portuguesa, da Juventude Social Democrata e ainda a banca das Eleições Europeias que está a incentivar os jovens a votar em maio de 2019.
O primeiro Fórum do Futuro da abertura do Encontro Nacional da Juventude contou com a presença de Maria de Belém e de Maria do Céu Santo. Neste painel falou-se de Saúde no futuro e que desafios se colocam aos jovens nesta matéria. A médica de Ginecologia e Obstetrícia, Maria do Céu Santo, oradora deste primeiro painel, considera que no futuro, mais do que a medicina terapêutica, vai ser preciso apostar na medicina preventiva e, neste sentido alerta para a importância do debate se alargar a todas as gerações, já que, como referiu, “a juventude é um estado transitório”. É por isso importante, defendeu a clínica, que “as várias gerações conversem sobre o que é importante mudar” de modo a que se privilegie mais “a prevenção da doença do que a própria terapêutica e quais são as atitudes físicas, alimentares e de exercício que possam tornar os nossos jovens adultos saudáveis no amanhã, consumindo menos recursos médicos”.
 
Maria do Céu Santo abordaria ainda a importância de preservar o Serviço Nacional de Saúde designadamente aumentando o investimento em recursos nos serviços de saúde públicos, sob pena de “os hospitais do estado se transformarem amanhã em hospitais geriátricos”. A médica explica que a solução do recurso aos hospitais privados não é uma solução para todos, já que os seguros de saúde discriminam os mais idosos.
A obstetra lembra que “as novas tecnologias são fundamentais”, e que já estão a mudar drasticamente a medicina: “Já temos hoje a cirurgia robótica e isso há uns anos isso era impensável.” Mas deixa como principais conselhos a mudança do “estilo de vida, desde a alimentação, ao exercício, mas um exercício adequado a cada pessoa” e não generalizado. “Não é o exercício de alto impacto que estamos a fazer muitas vezes o adequado para cada pessoa”, diz Maria do Céu Santo defendendo ainda que a tendência da indústria farmacêutica vai no sentido da personalização do medicamento.
Neste primeiro dia decorreram ainda um Fórum do Futuro dedicado à Política, com Pedro Duarte e Helena Roseta, e outro dedicado À Informação e Liberdade de Expressão, com Fernando Esteves e Catarina Carvalho, moderado por Diogo Queiroz Andrade. Depois do jantar vai ainda decorrer uma sessão com Fernando Alvim, sob o nome, “What’s Up?”, que vai abordar temas como o Artigo 13 e o Fim da Internet.
 
Cascais ainda é Capital Europeia da Juventude e para terminar o ano em grande além do Encontro Nacional de Juventude vai decorrer ainda, na sexta-feira, a Festa de Encerramento que vai contar com nomes como Funk2You, HMB, entre outros.
 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0