CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Já Começou a Semana da Coesão Social

Entre os dias 4 e 7 de dezembro decorre em Cascais a Semana da Coesão Social: Um Futuro Onde Todos Contam e para assinalar o início deste evento foi apresentado o livro Cascais Social.
As portas da Universidade Nova SBE foram abertas esta tarde, dia 4 de dezembro, para o Futuro Onde Todos Contam ao acolher a Sessão de Abertura da Semana da Coesão Social e o Lançamento do Livro Cascais Social: História de um Percurso Secular.
Ao longo desta Semana, a Rede Social de Cascais vai debater e delinear o futuro da Coesão Social no concelho com cidadãos, profissionais, empresários, académicos e políticos de forma a identificar os principais problemas existentes e a propor medidas concretas a adotar até 2030  
 
Frederico Pinho de Almeida, vereador na Câmara Municipal de Cascais, explicou o motivo desta semana ser dedicada à Coesão Social e quais são os grandes objetivos deste evento:
“Esta Semana vem enquadrada pelo culminar do processo de diagnóstico social que por um lado tem como objetivo fazer a partilha do estudo que foi realizado ao longo dos últimos dois anos e fazer uma reflexão sobre estudo de forma a definirmos agora o plano de desenvolvimento social, ou seja, as grandes linhas estratégicas para os próximos anos em termos de intervenção social e para isso, nada melhor do que ter aqui a rede de todos os parceiros para podermos fazer essa projecção”.
 
O vereador adiantou ainda um pouco sobre o programa previsto para esta semana destacando os “seminários com convidados especialistas em determinadas áreas e painéis mais disruptivos naquilo que é a questão técnica” acrescentando ainda que a Semana da Coesão Social vai contar com “um painel com deputados de cada um dos grupos parlamentares de forma a perceber qual é a visão de cada partido sobre a intervenção social, de uma forma mais macro mas obviamente ajustada aqui à realidade de Cascais”.
 
A sessão de abertura da semana que vai delinear um Futuro Onde Todos Contam contou também com uma “Dança Inclusiva” apresentada pela Organização Cercica. Posteriormente, decorreu ainda o Lançamento do Livro “Cascais Social: História de um Percurso Secular” escrito pela Dr.ª Cristina Pacheco. Esta é uma obra que retrata a evolução da intervenção social no concelho de Cascais desde o século XIV e que para Frederico Pinho de Almeida, vereador que detém o pelouro do Desenvolvimento Social, “é um livro extraordinário. A Dr.ª Cristina Pacheco fez um trabalho absolutamente magnífico”. O vereador destaca esta obra porque “este é o primeiro livro que vem, pela primeira vez, fazer a análise e retratar a intervenção social no concelho de Cascais desde o século XIV até aos finais do século XX.” Frederico 
Pinho de Almeida destacou ainda a utilidade do livro “que além de mostrar a evolução apresenta dados históricos absolutamente notáveis que nos permitem conhecer realidades que não conhecíamos em termos de intervenção social ao longo destes séculos”.
 
A Semana da Coesão Social começou aqui, mas sempre com os olhos postos num Futuro em que Todos Contam. Conheça aqui todo o programa deste evento e das iniciativas que vão decorrer até ao dia 7 de dezembro. 
 
FMC

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0