Está aqui
Lançamento do livro “Vozes Judaicas de Portugal”








“Estamos a utilizar textos que não são conhecidos porque são escritos em hebraico e impressos no ano de 1500, que não tiveram continuação e, desse ponto de vista, são vozes que estão pela primeira vez a chegar ao conhecimento do público. Faz parte da nossa herança, não só da judaica mas da portuguesa, em geral”, frisou o rabino Shlomo Pereira, como sendo o principal contributo do livro.
O autor acrescentou, ainda, que a publicação é útil para a comunidade judaica na sua vida semanal e, por outro lado, por ser um testemunho da contribuição de judeus portugueses para o país, naquela época.
Inspirando-nos nas palavras do Hino Nacional Português, este livro faz com que mergulhemos nas vozes dos nossos egrégios avós judeus portugueses, falando por entre as brumas da memória — as brumas de uma outra memória. E, é à sua memória que é dedicado.
“Neste livro há um diálogo entre gerações e, por isso, fica aqui um contributo muito forte nesse reforço da nossa identidade enquanto portugueses e, neste caso, cascalenses”, concluiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.