CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Mergulha por Cascais” recolhe meia tonelada de resíduos do mar

Iniciativa será mensal e visa proteger os oceanos.

Este sábado, a Vila amanheceu com a iniciativa “Mergulha por Cascais”. Durante toda a manhã, dezenas de mergulhadores voluntários e pescadores estiveram a recolher resíduos do mar, junto ao pontão dos pescadores e ao marégrafo da Baía de Cascais.

Esta primeira ação, que será a partir de agora mensal, conseguiu remover meia tonelada de resíduos das águas – pneus, plástico, vidro, metal – e resulta da parceria entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia Cascais/Estoril, e a Associação Claro, como meio de sensibilização para um problema comum mas menos visível - o lixo subaquático.

“Já é realizada uma ação anual de remoção de resíduos na Baía de Cascais, o Clean Up The Atlantic, mas é necessário intensificar estas limpezas e, por isso, criámos esta iniciativa”, refere Carolina Gonçalves, presidente da Associação Claro.

A auxiliar a tarefa dos mergulhadores estiveram ainda voluntários a praticar Stand Up Paddle em pranchas produzidas a partir de beatas e inseridas no projeto SUP(era) o Plástico. Estas pranchas estão disponíveis no Clube Naval de Cascais para os munícipes usufruírem mediante recolha de lixo (cada utente deve encher o balde que se encontra fixado na prancha) e, assim, gozar de um desconto aquando do aluguer das Pranchas SUP(era) o Plástico.

Depois da recolha de resíduos, foram atribuídas sete bolsas anuais para o curso de mergulho “PADI Open Water Diver” financiadas em 80% pelos parceiros, destinadas a jovens do concelho que quiseram ser parte ativa na remoção de resíduos, integrando a equipa de voluntários do mergulho. Também serão providenciadas sessões formativas sobre as espécies marinhas endémicas de Cascais oferecidas pela Cascais Ambiente.

“O ideal é que estas missões não sejam precisas, porque um dia vamos ter consciência geral e deixaremos de ter poluição no mar”, termina Joana Balsemão, vereadora com o pelouro do Ambiente na Câmara Municipal.

SJ/CMC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0