CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Páscoa em edição de emergência

Está provado que ser otimista é catártico
Mais do que um convite, fazemos-lhe uma convocatória: Faça desta Páscoa em casa, uma celebração memorável. 
 
A pandemia do covid19 obriga-nos a amar os outros através do nosso afastamento físico. As deslocações para ir ter com a família estão proibidas. Não podemos facilitar neste abril cheio de incógnitas. Mas, o desânimo não é opção. A Páscoa é tempo de fé. Este é o tempo de incerteza, de muitas dúvidas, em que a nossa paciência está a ser posta à prova. A força tem que vir de dentro, urge reforçarmos a nossa fé.
 
O confinamento em casa obriga-nos a ser mais criativos e resilientes para não nos deixarmos desanimar. Pensando naqueles que estão na linha da frente no combate ao corona vírus, temos um dever moral de nos mantermos em excelente forma física e mental. E cuidarmos daqueles que estão connosco.  
 
Em Cascais não há estrangeiros e, seguramente, no seio das famílias das mais de 120 nacionalidades que residem no concelho há tradições muito diversas para festejar a Páscoa. Na gastronomia, na religião, nos rituais. Todos estarão bem, desde que em casa. Por respeito pela comunidade de Cascais, por todos, fique em casa.
 
Pascoa diferente mas à mesa o mesmo carinho
 
Façamos da nossa casa um cantinho seguro e acolhedor, a cheirar a momentos doces. Se bem que não devamos preparar grandes banquetes para não desfalcar a despensa, nem nos obrigar a ir ao supermercado mais vezes que o indispensável, os momentos especiais de celebração devem permitir sair da rotina alimentar. Leve os mais novos para a cozinha e peça-lhes ajuda para confecionar uma receita tradicional de Páscoa. Telefone aos membros mais velhos da família e se possível coloque-os em vídeo chamada. Peça-lhes conselhos sobre a receita que estão a fazer. Dinamize o mais possível a partilha que as novas tecnologias colocam ao nosso dispor. Una a família através do mundo virtual. Esta é uma forma segura de não deixar ninguém de fora.
 
Se não tiver ideias, veja estas sugestões... pode-lhe dar ideias.
 

 
Ficar em casa de forma divertida
 
Porque o isolamento dos mais velhos é bem mais difícil de todos, na próxima vídeo chamada peça-lhes para contarem aos mais pequenos como é que os avós e bisavós passavam a Páscoa. Quais eram as tradições familiares. Leve a família a passear pela narrativa, como antes se fazia à volta da lareira. Ensine os mais velhos a fintar a distância, usando as aplicações disponíveis para estarem todos juntos, mesmo que através de múltiplos écrans.
 
Se tiver jeito para os trabalhos manuais pinte ovos da Páscoa. Ensine os mais novos a fazerem cartões a desejarem uma Páscoa Feliz a amigos e familiares. Cartões que pode digitalizar e enviar aos destinatários. As crianças têm uma imaginação inesgotável. Deixe-os exprimirem-se livremente.
 
Porque são os ovos simbolos da Páscoa?
 
O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e o renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no equinócio da primavera (21 de março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início da primavera. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo.
 
Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. O ovo de chocolate ou ovos de Páscoa, que são uma tradição milenar, passou à ser relacionada ao cristianismo. Assim, passou a ser costume pintar um ovo oco de galinha de cores alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. Outros povos como os gregos e os egípcios também coloriam ovos de galinha, porém, em datas diferentes.
 
A melhor vacina é ficar em casa, mas isso não significa faltar à tradicional Caça aos Ovos.
 
No domingo de Páscoa, de manhã, temos dois jogos para lhe propor no Facebook da Câmara Municipal de Cascais. Fique atento AQUI.
 
A Páscoa explicada aos mais novos
 
A Pascoa, juntamente com o Natal, que é o nascimento de Jesus Cristo, é uma das datas mais importantes para os cristãos e marca a Passagem (significado hebraico de Pascoa) e a sua simbologia lembra o caminho que Jesus fez – desde a sua condenação, a  sua crucifixação, ressurreição e ascensão ao céu.  Para os Judeus, a Páscoa  comemorada como um dia de liberdade, pois está relacionada com o fim da escravidão do povo judeu no Egito.
 
Sendo crente ou não, este pode ser  um tempo de introspeção. Se tiver curiosidade  tente perceber um pouco desta data e explique o seu significado aos mais novos. Este ano, com o isolamento social, pode ser um momento de reflexão, de transformação e renovação.
 
Os tempos não estão para beijar e abraçar, mas ainda podemos exprimir de mil maneiras o quanto gostamos do outro. Está provado que o amor, como o otimismo, é catártico. E um antivírus potente. Páscoa Feliz.
 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0