CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Plano Estratégico da Habitação de Cascais pronto até ao verão

Congresso da Habitação Cascais encerra com aprovação de três projetos para o Bairro Marechal Carmona e dá o pontapé de saída para o Plano Estratégico da Habitação, “pronto a ser aprovado antes do verão”, garantia a vereadora Filipa Roseta.

No segundo dia do Congresso da Habitação de Cascais, que decorreu no Auditório Maria Barroso, na Casa das Histórias Paula Rego, a requalificação do Bairro Marechal Carmona foi o tema central, mas, dos dois dias de Congresso, como referiria a vereadora Filipa Roseta, saiu muito mais. Saiu “uma panóplia de políticas e de propostas e de programas, que estão em cima da mesa e que têm como objetivo consolidar estratégias”, num Plano Estratégico da Habitação a “apresentar em reunião de Câmara e Assembleia Municipal antes do verão”, garantiu a vereadora. “É como se fosse um grande momento de discussão pública que aconteceu nestes dois dias e que vai continuar nos próximos meses”, disse Filipa Roseta.

O painel da manhã, preenchido com a apresentação de oito projetos de requalificação do Bairro Marechal Carmona, da autoria de alunos finalistas da Faculdade de Arquitetura, foi um dos momentos emblemáticos de como se pretende abrir o debate público, neste caso convocando a Academia e transformando o Congresso num laboratório de ideias abrindo a discussão das soluções a visões distintas.

Tudo começou pela identificação dos edifícios que são propriedade do município que estão devolutos e passíveis de produzirem habitação. Nesse sentido, estão previstos serem intervencionados um espaço em Sassoeiros, no Mosteiro de Santa Maria do Mar (residências para estudantes) e a requalificação do Bairro Marechal Carmona. Este último foi o grande tema do segundo dia do congresso.

“Hoje as cidades devem ser compactas, mistas e inclusivas e queremos trazer novas pessoas para o bairro mas, sobretudo, não perder a identidade do que já existe”, referiu a vereadora ao referir-se ao Bairro Marechal Carmona. “Este tem de ser um projeto economicamente sustentável, socialmente empenhado e ambientalmente consciente”, acrescentou Filipa Roseta.

No que se refere à sustentabilidade ambiental, a vereadora definiu como objetivo “que o Bairro Marechal Carmona, depois de requalificado, seja o 1º bairro do país com certificado Líder A (certificado de bom desempenho ambiental aplicado a empreendimentos construídos)”, referiu, ainda, Filipa Roseta.

O desafio lançado aos jovens foi o de requalificar, mantendo a identidade do Bairro Marechal Carmona, neste momento com 220 fogos, mas passará a ter 460, mais do que duplicando a sua densidade. “Regenerar o Bairro, manter as pessoas que lá estão e trazer pessoas novas”, é também o propósito, disse Filipa Roseta. E o desafio foi aceite pelos alunos: “O que nós vimos aqui foram oito propostas completamente diferentes que responderam de maneira completamente diferente a este desafio. Selecionamos três”, disse a vereadora. E não foi fácil, porque os técnicos viram em todas algumas ideias que, garantiria Filipa Roseta, “vão ser provavelmente aproveitadas”, mas as que “corresponderam melhor a este desafio foram três:

Em primeiro lugar a proposta designada “Requalificação e Integração Intergeracional” que propunha uma comunidade intergeracional e era muito focada nas várias maneiras de habitar o Bairro, apontando muitas soluções. Em segundo lugar os técnicos da autarquia decidiram qualificar o projeto designado “Comunidade Lavoisier”, que aposta muito na comunidade, em terceiro lugar o designado “Bairro Modelar” que propunha construções modelares e orgânicas à medida que o Bairro vai amadurecendo e evoluindo.

Agora os alunos vencedores vão integrar as equipas da autarquia que vão requalificar o Bairro.

Leia mais 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0