CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Policia Municipal em ação de formação com Desfibrilhadores Automáticos

Decorrem neste momento 12 ações de formação obrigatória em ‘Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa’ envolvendo um grupo inicial de 140 formandos de diferentes entidades concelhias.

A Direção de Policia Municipal (DPOL) de Cascais está a proceder a ações de formação de natureza variada de todo o seu efetivo, nomeadamente sobre a utilização de desfibrilhadores automáticos nas suas patrulhas.

 “A Polícia Municipal vai formar todo o seu efetivo e instalar desfibrilhadores nas suas viaturas que patrulham o concelho, para que os agentes possam socorrer a população em qualquer eventualidade de emergência”, disse o Chefe de Divisão da DPOL Rui Martins.

“A DPOL encontra-se fortemente empenhada na formação do seu efetivo, e neste sentido, além da formação intensiva tendo por base o direito estradal, ministrada pela Polícia de Segurança Pública, também tem em curso uma ação de formação no âmbito da Rede Concelhia Desfibrilhação Automática Externa”, acrescentou.

No final do ano, a Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Fundação Portuguesa de Cardiologia e a Cruz Vermelha Portuguesa, assinou um protocolo de entrega de 25 desfibrilhadores – os primeiros de 150 – com o objetivo de implementar uma Rede Concelhia de Desfibrilhação Automática Externa (DAE).

Estes equipamentos vão estar presentes em Farmácias, Juntas de Freguesia, Espaços de Atendimento Municipal, Escolas do 2,3 Ciclos do Ensino Básico e Secundárias, Mercados Municipais, Concessionários de Praia, Aeroporto Tires, espaços desportivos identificados no âmbito de proposta do Orçamento Participativo Cascais 2017, Esquadras da PSP e Posto da GNR.

Neste contexto iniciou-se em 7 de janeiro um conjunto de 12 ações de formação obrigatória em ‘Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa’ envolvendo um grupo inicial de 140 formandos de diferentes entidades concelhias.

As ações de formação visam capacitar os operacionais da Rede Concelhia de Desfibrilhação Automática Externa de acordo com o enquadramento legal em vigor no âmbito do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa.

As ações de formação visam capacitar os operacionais da Rede Concelhia de Desfibrilhação Automática Externa de acordo com o enquadramento legal em vigor no âmbito do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa.

Desta forma, o município de Cascais reconhece a importância da implementação de uma rede concelhia de DAE integrada numa cadeia de sobrevivência, como fator determinante no aumento significativo da probabilidade de sobrevivência das vítimas de fibrilação ventricular por desfibrilhação, tendo a Cruz Vermelha Portuguesa o papel de implementar os Programas DAE e a Fundação Portuguesa de Cardiologia a responsabilidade pela componente da literacia em saúde.

“É muito importante os munícipes e os visitantes de Cascais saberem que têm acesso a um desfibrilhador. É a mesma coisa que entrar num barco com boias salva-vidas ou sem boias salva-vidas. É uma questão de segurança”, disse Francisco George, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, na ocasião de assinatura do protocolo, acrescentando que estes desfibrilhadores podem, de facto, salvar vidas.

Recorde-se que, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo de 2017 foi o da atribuição de desfibrilhadores a todos os Clubes Desportivos do concelho. Entretanto, na fase de Análise Técnica, foram identificados 25 clubes com estrutura passível de receber um equipamento destes- Projeto (OP31/2017).

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, decidiu alargar a entrega de desfibrilhadores a diversas instituições e foi nesse sentido que foi delineado este protocolo. S.R.S.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0