CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“As praias de Cascais são muito seguras”, afirmou o Comandante Rui Teixeira

Parceria pioneira entre a Capitania do Porto de Cascais e Proteção Civil Municipal

Neste verão atípico, ensombrado pela pandemia de Covid-19, os municípios com orla costeira têm preocupações acrescidas para garantir que a população possa usufruir das praias sem risco para a sua saúde e a dos outros. Em Cascais, no âmbito da “Praia Segura,” foi estabelecida uma parceria pioneira e única no país entre a Capitania do Porto de Cascais e a Proteção Civil Municipal.

A Capitania do Porto de Cascais tem, sob sua tutela, 28 praias balneares, 14 praias não balneares, 59 concessões e licenciaram 83 de escolas de surf e afins. A sua área de jurisdição estende-se por 77 quilómetros que abragem quatro municípios - Cascais, Sintra, Mafra e Torres Vedras - e uma grande diversidade de costa e praias com características diferentes, pelo que esta pareceria com a Proteção Civil se tem revelado fundamental, conforme refere o Comandante Rui Teixeira.

“O projeto é pioneiro. Pela informação que tenho não há nenhuma outra capitania a ter coordenação com a Proteção Civil como a Capitania do Porto de Cascais. Nem eu nos outros concelhos tenha essa coordenação”, aludiu o Comandante, acrescentando que “Esta foi uma iniciativa da Proteção Civil Municipal que me colocou ao dispor alguns meios da própria Proteção Civil, meios esses que na parte prática vieram dar-nos apoio relativamente a zonas mais frágeis que nós tínhamos em termos de vigilância”.

Para além da vigilância, os militares fazem a gestão do areal através da prevenção e aconselhamento dos banhistas para que se abstenham de comportamentos de risco, assim como no apoio aos nadadores salvadores, fazendo a ligação com a Autoridade Marítima.

“Atendendo ao ano atípico que estamos a viver, temos também funções acrescidas de monitorização da capacidade de carga de cada praia e é nesse âmbito que opera esta parceria com a Proteção Civil ”, salienta Rui Teixeira, explicando os moldes desta colaboração: “Temos um grupo na rede social WhatsApp para onde os agentes da Proteção Civil enviam informação, fotografias com a frequência das praias e a respetiva ocupação. Os militares recebem essa informação em tempo real e injetam-na numa aplicação própria desenvolvida pela Autoridade Marítima – Vagas na Praia”.

Também a APP “Infopraias” - onde as pessoas podem verificar a taxa de ocupação da praia escolhida - é alimentada com essa informação recolhida, tornando possível fazer uma monotorização permanente de todas as praias que a Capitania do Porto de Cascais tutela.  

Sobre a vigilância das praias, da orla costeira e das suas povoações, a Capitania do Porto de Cascais conta ainda com o apoio de duas viaturas no âmbito do projeto “SEE WATCH”: “Têm tido um trabalho fantástico porque são viaturas cujo condutor é um militar da Marinha com formação em suporte básico de vida, é nadador salvador e tem formação em desfibrilhadores, por isso tem-se revelado uma mais-valia durante a época balnear”, refere Rui Teixeira.  

Sobre como está a correr a época balnear em Cascais, o Comandante adianta que até agora “está a correr muito bem”, sendo que “as situações pontuais que têm ocorrido são de imediato resolvidas”.

 “Houve uma preparação bastante intensa tendo em conta a situação pandémica que vivemos, todas as alterações legislativas que foram saindo desde março em catadupa e os vários estados situacionais que se foram alterando progressivamente,” esclarece o Comandante afirmando que este conjunto de condicionantes muito fortes “exigiu uma coordenação muito grande entre a Autoridade Marítima, a Marinha, a Câmara Municipal de Cascais, a Proteção Civil, os Bombeiros e os próprios concessionários que tiveram de se adaptar a uma nova realidade. “

Rui Teixeira acrescenta ainda que “este foi um trabalho bastante exaustivo entre todas estas entidades, que divergiu completamente da preparação de épocas balneares anteriores.” E salienta: “As estruturas estão montadas e a funcionar, têm dado provas e sabido responder de uma forma competente aos imponderáveis que têm surgido”.

É com satisfação que o Comandante Rui Teixeira afirma que “até à presente data, não há qualquer vítima mortal a registar na área de jurisdição da Capitania do Porto de Cascais”.

Também no que se refere ao cumprimento das normas de segurança nas praias, Rui Teixeira regista com alguma surpresa que “os banhistas têm acatado, voluntariamente, na grande maioria dos casos, o distanciamento social, o uso de máscara nos acessos e os percursos delimitados no areal”.

Nesta matéria, o Comandante deixa um elogio ao trabalho da Câmara Municipal de Cascais que “fez um trabalho muito importante ao nível da gestão dos areais, em termos de corredores de acesso, quer nas entradas no areal, quer depois na circulação no areal, sobretudo, nas praias de grande afluência” e que o município também “foi inovador nesse aspeto”. Sendo que “estes corredores de acessibilidade e movimento interno nas praias vieram ajudar e contribuir para uma melhor gestão do areal”, concluiu Rui Teixeira, insistindo sobre a importância de passar a mensagem de que “as praias de Cascais são muito seguras”. PL

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0