Está aqui
Promessas Agrupamento 113 São Domingos de Rana










Este sábado a missa das 19h15 da igreja de São Domingos de Rana acolheu uma cerimónia especial que costuma acontecer anualmente em todos os grupos de escuteiros, as promessas. Esta é uma cerimónia onde os jovens escuteiros, perante os seus semelhantes, recebem o seu primeiro lenço, ou da nova secção onde estão inseridos e fazem a seguinte promessa:
“Prometo pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todos os possíveis por:
Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;
Auxiliar os semelhantes em todas as circunstâncias;
Obedecer à lei do escuta”.
A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras que, na sua juventude, fez parte deste agrupamento:
“Participar nas promessas aqui do 113 de São Domingos de Rana é recordar que estará agora a fazer 50 anos que fiz a minha promessa de lobito, depois de explorador, pioneiro, caminheiro e cheguei inclusivamente a Aquelá”, recordou Carlos Carreiras.
Os esc(uo)teiros fazem parte do associativismo juvenil do concelho, um movimento que foi criado por Robert Baden Powell, em 1907, com o intuito de levar os jovens para a vida ao ar livre e prepará-los para a vida. Para o presidente da Câmara Municipal de Cascais, o “escutismo, escotismo e guidismo são uma escola de vida, inspirada em Baden Powel, que nos acompanha ao longo da vida transmitindo-nos um conjunto de valores que depois nos cabe a nós ir praticando esse percurso”.
No âmbito da cerimónia, Carlos Carreiras salientou ainda que Cascais é “um concelho que é reconhecido por apoiar muito os esc(uo)teiros, por apoiar esta escola de vida, que tanto faz para que possamos ser um concelho mais justo, equilibrado, respeitador dos outros, da natureza e dos animais, que são valores que também se integram no exercício da cidadania”.