Está aqui
Situação de Alerta Nacional até 15 de agosto

O Governo português decidiu prolongar, novamente, a situação de alerta em todo o território continental até às 23h59 de sexta-feira, 15 de agosto de 2025, em resposta ao agravamento das previsões meteorológicas, que indicam tempo quente e seco, resultando num risco muito elevado de propagação de incêndios rurais. Todas as medidas atualmente em vigor foram mantidas para este novo período. O prolongamento permite manter forças adicionais em operações de vigilância, fiscalização e combate aos incêndios, envolvendo GNR, PSP, Proteção Civil, Bombeiros e Forças Armadas. A Proteção Civil apela à colaboração e compreensão das populações para reduzir ignições e diminuir o risco de novos incêndios, ressalvando que estas medidas são essenciais para garantir a segurança das pessoas, florestas e bens.
Em suma, o prolongamento do alerta nacional visa enfrentar uma conjuntura meteorológica particularmente severa, mantendo ativa a resposta dos dispositivos de emergência e implementando restrições fundamentais para a proteção do território até ao fim desta semana, precisamente até às 23h59 de sexta-feira, 15 de agosto de 2025
Na sequência da Situação de Alerta Nacional agora prolongada pelo Governo até 15 de agosto, o Município de Cascais continuará a tomar as medidas previstas com vista a mitigar o risco de incêndio rural no concelho de Cascais, com particular enfoque no Parque Natural Sintra Cascais e interdição do acesso ao perímetro florestal.
Ficam interditos o acesso de pessoas e veículos ao perímetro florestal de Cascais, nomeadamente:
• Rua dos Capuchos
• Campo Base da Pedra Amarela
• Barragem do Rio da Mula
• Quinta do Pisão
Estas medidas preventivas visam proteger vidas, bens e o património natural do concelho, estando igualmente previsto:
• Encerramento de cancelas, parques de estacionamento e acessos ao perímetro florestal
• Suspensão de atividades no perímetro florestal
• Encerramento da Linha M44
• Patrulhamento reforçado por parte da Polícia Municipal, GNR, Bombeiros, Sapadores Florestais, Vigilantes do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Cascais Ambiente e Exército.
Estas ações resultam da articulação entre Câmara Municipal de Cascais, Cascais Ambiente, Proteção Civil Municipal, Polícia Municipal, GNR, Bombeiros, Juntas de Freguesia e parceiros da segurança e ambiente.
Mais informação sobre a declaração nacional aqui
Contamos com a responsabilidade de toda a comunidade. Evite deslocações à serra. Proteja-se a si e à sua família.