CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Sete passos para criar um negócio

Em tempos de crise, há muitos que veem oportunidades – e arriscam arrancar com o seu próprio negócio -, onde outros nada veem. Sim, criar uma empresa é um bicho-de-sete-cabeças, mas são cabeças simples, desde que a ideia esteja bem estruturada e que saiba as portas certas onde bater.

Se pensa que criar um negócio é um ‘bicho-de-sete-cabeças’… está absolutamente correto. Desmistificamos-lhe aqui a ideia de que este ‘bicho’ possa ser complicado. A “fórmula” é da agência municipal DNA Cascais que, em cinco anos, proporcionou a criação de 140 novas empresas e emprego a 450 pessoas. A sua ideia pode ser o princípio de um projeto de sucesso.


 1. GERAR UMA IDEIA
Um projeto empresarial pode ter várias fontes de inspiração: a sua experiência profissional, hobbies ou a constatação de uma necessidade do mercado. O fundamental é não perder a noção de que o projeto tem de ser, acima de tudo, realista.
Nesta fase, deve colocar à prova o seu perfil de empreendedor, bem como analisar a viabilidade da ideia, respondendo a algumas questões: “Tenho um perfil empreendedor? A quem se destina o meu produto/serviço? O mercado necessita daquilo que tenho para oferecer? Que produtos/serviços tenho para oferecer? Quais os benefícios do meu produto/serviço? Quem é a minha concorrência e como posso diferenciar-me dela? Que preço cobrar? Qual o investimento inicial de que vou precisar? Como vou financiar o projeto? Qual a melhor localização para o negócio? A atividade que quero desenvolver carece de algum licenciamento especial? Existe algum tipo de apoio para a minha atividade? Como vou esco-lher os meus sócios e qual o número de sócios ideal para o projeto?”. Não se esqueça: algumas ideias, pela sua inovação, deverão ser protegidas legalmente. Em Portugal, compete ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial atribuir o registo de direitos.
 2. TESTAR A IDEIA
Já lá vão os tempos em que “o segredo é a alma do negócio”. Hoje em dia, não faz sentido criar uma empresa se o mercado não precisar do produto/serviço que tem para oferecer. Por isso, enquanto empreendedor, o melhor que pode fazer é falar sobre o seu projeto com pessoas que sejam da sua confiança. Mais tarde, deve ainda apresentá-lo a potenciais clientes, de forma a tentar avaliar as potencialidades da ideia.
É também nesta fase que vai começar a procurar informação sobre como concretizar o seu negócio: fazer um levantamento das questões legais a cumprir, consultando entidades competentes nesta matéria (as questões legais variam de acordo com a tipologia dos negócios).
  3. SELECIONAR A EQUIPA CERTA
Esta é a altura em que vai fazer uma primeira abordagem à cons-tituição da sua equipa. Rodeie-se de parceiros (eventuais sócios) que possam enriquecer o projeto, não só pela sua capacidade de investimento financeiro, mas também pelas suas qualidades técnicas. Procure pessoas que partilhem a sua visão de negócio e ambição, para evitar posteriores
incompatibilidades e ruturas na gestão quotidiana do negócio. Se apostou numa área na qual não tem particular experiência e conhecimento, pode suprir eventuais lacunas de formação recrutando especialistas nesses setores. Rodeie-se de profissionais empreendedores e com capacidade de iniciativa.










Páginas

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0