CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Fundação Duques de Soria e Cátedra Conde de Barcelona em Cascais

Cascais foi o local escolhido pela Fundação Duques de Soria de Ciência e Cultura Hispânica para receber uma delegação permanente e o Centro em Portugal da Cátedra Conde de Barcelona, ficando ambos instalados na Casa Duarte Pinto Coelho onde irão, em parceria com a Fundação D. Luís I, desenvolver iniciativas culturais.
Na foto: D. Rafael Benjumea, presidente da Fundación Duques de Sória de Ciência Y Cultura Hispânica; Infanta Margarita de Borbón, Duquesa de Sória; Carlos Carreiras, presidente Câmara Municipal de Cascais; Carlos Zurita, Duque de Sória; Salvato Teles de Menezes, presidente Fundação D.Luís I
 
Prova de que “há muito futuro numa amizade que resistiu ao passado e que vive, mais do que nunca, no presente”, o protocolo hoje assinado em Cascais entre a Câmara Municipal e a Fundação Duques de Soria de Ciencia y Cultura Hispânica e por Cascais, através da Fundação D. Luís I, para instalação em Cascais, na Casa Duarte Pinto Coelho, da Cátedra Conde de Barcelona.
 
“Sediar a Cátedra em Cascais é a melhor forma de homenagear não só a figura de Don Juan de Borbon, que foi munícipe de Cascais juntamente com a sua família durante o seu exílio em Portugal”, assegurou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais aquando da assinatura do protocolo, que hoje (06.04.2015) reuniu no Salão Nobre dos Paços do Concelho os Duques de Soria - Sua Alteza Real a Infanta Dona Margarita e Sua Excelência o Dr. Carlos Zurita - Rafael Benjumea Cabeza de Vaca, Presidente do Patronato da Fundação Duques de Soria, e o Presidente da Fundação D. Luís I, Prof. Salvato Teles de Menezes.
 
No âmbito do protocolo agora assinado, Cascais cede o primeiro andar da Casa Duarte Pinto Coelho para a instalação da Cátedra e da Fundação Duques de Soria, a qual será gerida em Portugal por Maria Pinto Coelho Castello Branco.
 
Reiterando “os inquebráveis laços de amizade e respeito que se moldaram entre Portugal e Espanha, entre portugueses e espanhóis, também através de Cascais”, o presidente da Câmara enalteceu, ainda o lugar escolhido para a sede da Cátedra, um equipamento instalado no recém-criado Bairro dos Museus “a Casa Duarte Pinto Coelho não é só um lugar onde exibimos as coleções de arte de um grande Cascalense é o testemunho vivo da relação que Duarte Pinto Coelho manteve com a Casa Real de Espanha”.
 
Desde a sua criação, a Fundação tem promovido os Encontros Luso-Espanhóis de Arquitectura, presididos por Rafael Moneo e  Álvaro SizaVieira; de Oncología, coordenados por Jordi Estapé e Mário Bernardo; de Economía, presididos por Luis Ángel Rojo e Manuel Jacinto Nunes; de Arqueología, dirigidos por Ángel Esparza; e de Nefrología, coordenados por José Miguel López-Novoa e Manuel Pestana. Este tipo de reuniões fomenta as relações entre profissionais dos dois países com o propósito de manter e reforçar uma Comunicação bilateral mais fluida e constante. 
 
“São eventos de altíssima qualidade que Cascais saberá estar à altura de promover”, destacou Carlos Carreiras, satisfeito por ver concretizado o esforço de geminação cultural iniciado há alguns anos. “Quisemos colocar Cascais na rota das artes em Espanha, levando para o país vizinho algumas das nossas mais proeminentes obras e artistas. E, em sentido inverso, ganhámos mais oferta e mais variada em tempos de constrangimentos na vida social e na cultura em particular”.
 
Ainda no âmbito desta parceria irá realizar-se em outubro de 2016, um congresso de arquitetura que reunirá em Cascais, na Casa das Histórias Paula Rego (emblemático edifício concebido por Souto de Moura), cerca de duas centenas de profissionais dos dois países.        
 
Casa Duarte Pinto Coelho | Antiga Casa da Guarda do Parque Marechal Carmona, este edifício situado na Av. Rei Humberto II de Itália foi recuperado para fins exclusivamente culturais. A gestão deste equipamento do Bairro dos Museus de Cascais cabe à Fundação D. Luís I que tem como parceira privilegiada a Fundação Duques de Soria que, por ser detentora de parte do legado do cascalense Duarte Pinto Coelho, é elemento essencial no projeto de divulgar a totalidade do espólio do colecionador nas instalações de Cascais. 
 
A CÁTEDRA |  A “Cátedra Don Juan de Borbón, Conde de Barcelona” foi criada pela FDSCCH em 1994 com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa e do Rei de Espanha para promover encontros sectoriais luso-espanhóis em memória do Conde de Barcelona.  As Universidades de Lisboa e de Salamanca são as suas sedes académicas. O seu Centro em Espanha situa-se no Palácio dos Águila de Ciudad Rodrigo (Salamanca) onde se encontra a “Aula” Duarte Pinto Coelho.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0