CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Voluntariado: Um exército de paz em Cascais

Cascais distinguiu o trabalho de três mil voluntários no concelho. O presidente Carlos Carreiras entregou certificados às entidades que os representam numa cerimónia que decorreu no Centro Cultural de Cascais.

Veja o vídeo

Inês Graça é voluntária da Academia de Psicologia e Teatro há dois anos. A estudante dá apoio a crianças de várias idades. Receber mais do que dar é o principal objetivo. “Às vezes há uma semana que eu não consigo ir e noto que os miúdos sentem a falta. Recebo muito, muito, muito. Devemos ir de braços abertos e recebermos das pessoas que estamos a ajudar.”

O voluntariado representa uma forma de participação da sociedade civil que, em Cascais, tem vindo a crescer, tanto em número de voluntários e de entidades promotoras de voluntariado, como na diversidade de projetos que têm sido desenvolvidos. “É o reconhecimento do trabalho que é feito por tantas e tantos voluntários no Concelho de Cascais através de muitas entidades e instituições, que ajudam a que Cascais seja cada um Concelho cada vez mais solidário, mais justo, atrativo, mais competitivo. Convido a todos aqueles que fazem voluntariado e que ainda não se registaram nessa mesma base para o fazer”, diz o presidente Carlos Carreiras.

Para Maria Manuela Salgado, presidente do concelho de zona da Sociedade de São Vicente de Paulo de Cascais, o conforto espiritual é a palavra de ordem: “Dar às pessoas de graça o que recebemos de graça. Confortar materialmente e espiritualmente”, explica a responsável. Conceição Fernando, diretora do centro comunitário da Paróquia de Carcavelos, partilha da mesma visão. “O centro comunitário abrange todas as faixas etárias, desde as crianças, passando pelas famílias, pelos empregados, pelas pessoas em situação de sem abrigo e pelos idosos.”

Francisco Galvão e Constança Vilar, voluntários na Fundação “O Século”, dão apoio escolar a meninas da Fundação. “Nós fazemos voluntariado uma vez por semana. Acompanhamos duas raparigas e damos explicações das matérias que elas precisarem. Com a nossa idade estamos muito preocupados em construir a nossa vida, começar a trabalhar e ter os nossos projetos. Mas acho que o voluntariado é uma maneira muito boa de abrir horizontes e de criar relações diferentes”, dizem.

Carlos Carreiras reconhece o voluntariado como “um dos mais valiosos e insubstituíveis ativos do concelho”. “Nós temos aqui um exército de Paz, um exército de salvação, um exército de amor que todos os dias nos ajuda a tomar conta daqueles que estão menos favorecidos, tomar conta do nosso ambiente e preservar os nossos recursos”, reforça o presidente da autarquia.   
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0