CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Visitas culturais, dança, cinema e arte pública assinalam em Cascais o Dia Nacional do Mar | 15 e 16 de novembro

Inserido nas comemorações dos 650 anos da Vila de Cascais, o Dia Nacional do Mar começa a ser comemorado na véspera, 15 de novembro, com uma visita orientada ao polo museológico da Direção de Faróis. No dia da efeméride, 16 de novembro, ao longo do dia há atividades de sensibilização ambiental para famílias no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em S. Pedro do Estoril e às 16h00, no Museu do mar - Rei D. Carlos, sobe ao palco o grupo “Pénadança” para apresentar um espetáculo de dança contemporânea no âmbito do projeto "A-Mar-Cascais".
Terra virada ao mar, Cascais não podia deixar de assinalar o dia que lhe é dedicado. Com início a 15 de novembro, véspera da efeméride, às 10h00, o convite lançado pelo Farol-Museu de Santa Marta e pela Marinha Portuguesa é para uma visita orientada ao polo museológico da Direção de Faróis, situado em Paço de Arcos onde é possível ver ao vivo equipamentos centenários que durante muito tempo foram fundamentais para a sinalização costeira em Portugal. De acesso gratuito, esta iniciativa carece, contudo de inscrição que pode ser feita através do telefone 21 481 53 28/9 ou para o email fmsm@cm-cascais.pt.  
 
A 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, as comemorações decorrem em dois polos:  o CIAPS – Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em S. Pedro do Estoril, e o Museu do Mar – Rei D. Carlos, em Cascais.
 
No CIAPS, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 há “Intervenção de arte pública”, um projeto em que os participantes podem chegar em qualquer altura e eleger um objeto ou fragmento arrastado pelas correntes e marés, até à praia. A partir daí são convidados a desenvolver (ou continuar) uma história sobre a proveniência destes vestígios. Às 11h00 decorre a oficina teórico-prática “Vida de Peixe” ( 60 min.) dedicada à pesca sustentável e aos problemas resultantes da poluição marinha. Às 14h30 e às 16h30 tem lugar a sessão de cinema infantil (90 min.) em que será exibido um filme de desenhos animados alusivo às preocupações da caça furtiva e poluição marinha.
 
No Museu do Mar, a dança assume o protagonismo dos festejos às 16h00 com o “Pénadança”, espetáculo de dança contemporânea interpretado pela Academia Sénior da Cruz Vermelha do Estoril, orientado por Eduarda Costa Ferraz. Inserido no projeto "A-Mar-Cascais" o grupo conta com atores com idades entre os 58 e 85 anos. A seleção musical passa por Amália Rodrigues, Marisa e Tito Paris, Rodrigo Leão e Dulce Pontes com a canção do mar. A entrada é livre.
 
Sobre o Dia Nacional do Mar | Instituído em 16 de novembro de 1994, o Dia Nacional do Mar entrou em vigor com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) que estabeleceu um novo quadro jurídico para o Direito do Mar. Ao ratificar a CNUDM, a 14 de Outubro de 1997, Portugal assumiu responsabilidades numa das áreas marítimas mais extensas da Europa, e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao território nacional. Em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.
 
Mais informações sobre as atividades:
 
Visita orientada ao polo museológico da Direção de Faróis | Com o início do processo de modernização do Assinalamento Marítimo em Portugal a partir da década de 1980, muitos equipamentos, alguns deles centenários, foram substituídos face à necessidade de garantir uma maior fiabilidade dos sistemas e de cumprir os compromissos assumidos internacionalmente. O interesse patrimonial de um número considerável de peças - quer do ponto de vista técnico mas também histórico - motivaram a criação de um núcleo museológico na Direção de Faróis em 1984, por iniciativa do então Diretor de Faróis, o Capitão de Mar e Guerra Pereira Varandas, visando a salvaguarda e divulgação daquele acervo. O Pólo Museológico, cuja visita requer marcação prévia, detém, assim, um importante espólio de assinalamento marítimo pouco conhecido pelo público em geral, complementando em vários aspetos a exposição permanente do Farol Museu de Santa Marta.
 
Dia do Mar no CIAPS | 16 novembro ’14 
10h00 – 13h00 | 15h00 – 18h00 “Intervenção de arte pública” | Partindo da eleição de um objeto ou fragmento que nos chega, através das correntes e marés, até à praia, os participantes são convidados a desenvolver uma história sobre a proveniência destes vestígios. “O que será isto? De onde vem este tronco? O que pode ter sido este bocado de madeira? Esta asa seria de uma chávena, de uma caneca, ou de um bule? Como chegou até aqui? E este assento – de um banco de jardim ou de uma cadeira de sala?” O objetivo desta atividade é escrever uma curta história numa fita que depois será atada ao objeto ou fragmento. À medida que mais participantes integrem a intervenção, ir-se-á construindo organicamente uma rede de objetos, vestígios e fragmentos, que serão ligados pelas pequenas histórias escritas nas fitas. 
11h00 “Vida de Peixe” ( 60 min.) | Oficina teórico-prática sobre pesca sustentável e sobre os problemas resultantes da poluição marinha. O objetivo desta atividade é sensibilizar os participantes para a importância do consumo sustentável de peixe, alertar para os tamanhos mínimos de captura das espécies mais comuns através da comparação das dimensões das diferentes espécies de peixe e identificar os diferentes tipos de poluição marinha – sua origem e efeitos nos animais.
14h30 | 16h30 Cinema Infantil ( 90 min.) | Filme de desenhos animados alusivo às preocupações da caça furtiva e poluição marinha.
Mais informações através do telefone número 21 481 5924 ou email ciaps@cm-cascais.pt
 
16h00 | Espetáculo “Pénadança” | projeto "A-Mar-Cascais " | Museu do Mar Rei D. Carlos | Entre redes e moinhos de vento, os intérpretes dançam como que embalados pelas ondas do mar. Voltar a bom porto, confraternizar nas tascas a amizade e companheirismo, agradecer as redes cheias e esperar que haja mais ir e voltar do mar, são algumas das representações que surgem como homenagem aos pescadores da vila de Cascais.
Dança contemporânea, no âmbito do Projeto "A-Mar-Cascais"
Intérpretes: Grupo da Academia Sénior da Cruz Vermelha do Estoril, idades entre os 58 e 85 anos
Título: “Pénadança” | Orientação: Eduarda Costa Ferraz. | Seleção musical: temas de Amália Rodrigues, Marisa e Tito Paris, Rodrigo Leão e Dulce Pontes com a canção do mar. | Entrada gratuita.
Informações através do telefone:21 481 59 55 |E-mail: museumar@cm-cascais.pt
Morada: Rua Júlio Pereira de Mello, Cascais 
 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0