CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

4ª edição das Conferências do Estoril até 22 de maio

“Nas Conferências do Estoril começamos sempre com aqueles que vão mudar o mundo”. Foi com esta mensagem que Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais lançou o mote da abertura Cimeira da Juventude que nesta edição recebeu como convidado de honra o Nobel da Paz, José Ramos Horta. A cimeira marcou o primeiro dia de trabalhos das Conferências do Estoril 2015 que, até 22 de maio, promovem a discussão em torno do tema “Desafios globais - soluções locais”.
 
Dirigindo-se aos cerca de 400 jovens presentes na cimeira, Carlos Carreiras afirmou: “Portugal precisa de todos vós nos fóruns de decisão. Em todos os tempos, foram sempre os jovens que fomentaram a mudança porque o idealismo e a escolha são o seu modo de vida”. 
 
Dirigindo uma homenagem a Ramos Horta, o autarca de Cascais apelidou-o de “voz da liberdade contra a tirania, que venceu as balas com as ideias e derrubou muros com as palavras”. Parafraseando Mia Couto, Carreiras acrescentou ainda: “há quem no mundo tenha medo que o mundo acabe, Ramos Horta está do lado da esperança e da liberdade”. 
 
Partilhando com o auditório questões relacionadas com a sua atividade na Comissão Internacional sobre Multiculturalismo da ONU, José Ramos-Horta lançou a questão: “quem é que se tem inspirado para propor mudanças mundiais no seu trabalho na Comissão Internacional sobre Multiculturalismo da ONU?” Horta diria “as crianças”, como as que residem na Síria ou no Sudão do Sul que optam por mostrar ao mundo que mesmo no meio do caos humano, é possível ser diferente e que existe esperança na mudança para um mundo melhor e mais solidário.
 
E questionado sobre “qual é o significado de ser um Nobel da Paz numa situação como a que hoje se vive no mundo?”  Horta foi perentório: “Não posso falar por mim, responde, mas temos exemplos, como o de Martin Luther King, Nelson Mandela, e de muitos outros que não receberam prémios, como Ghandi, mas que também inspiraram o mundo nos caminhos da paz. Todos podemos contribuir”. 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0