Está aqui
Salt & Pepper Innovation Conferences: Criatividade e Inovação debatidas em Cascais

Colocar Cascais no mapa dos territórios que discutem questões de inovação, criatividade e talento e consciencializar os cidadãos, empreendedores, académicos que para se ser competitivo é necessário ser-se, na sua essência, criativo e inovador são os objetivos das Innovation Conferences. As Salt&Pepper juntam, assim, dois mundos, a Ciência e a Arte, onde a criatividade e inovação são fundamentais no seu desenvolvimento.
O ciclo de conferências foram estruturadas segundo cinco etapas comuns ao processo científico e ao processo criativo: Observação, Interpretação, Transformação, Sistematização e Disseminação. Deste modo, em cada conferência, foram convidadas individualidades de cada uma das áreas para que nos ajudassem a compreender melhor as necessidades, os processos, as abordagens, as técnicas, os modelos e as práticas, que à luz dos desafios do contexto atual que vivemos nos colocam quer em termos de organizações como também na nossa dimensão de indivíduos e da nossa cidadania.
A primeira sessão, Observação, contou com a participação da investigadora Elvira Fortunato e do Encenador Carlos Avillez. Nesta sessão, foi possível perceber o quanto cada vez mais o processo científico e criativo deve ser centrado focalizado no consumidor / utilizador, dai a necessidade de desenvolver técnicas e modelos que permitam envolver o consumidor para obter a melhor informação possível desde o início do processo.
A segunda sessão, Interpretação, teve a participação de Alexandre Castro Caldas referência na Neurociência, o coreógrafo e bailarino Rui Horta, Filipe Raposo (pianista) e Ana Fonseca também especialista em Neurociência, tendo os dois últimos convidados representado o projeto Raízes da Curiosidade que também juntou arte e ciência.
A terceira sessão, Transformação, contou com a participação do convidado international, expert em Inovação, Gijs Van Wulfen, do Director Criativo e Partner da Solid Dogma, Pedro Pires e a professora e bailarina Sílvia Pinto Coelho. O foco da sessão foram os processos de transformação da informação em ideias de inovação e pela necessidade de pensar diferentes "portas" de entrada do processo de inovação que podem ser por exemplo a orientação para o consumidor, a tecnologia, a observação do mercado e das tendências ou a ainda pelos novos modelos de negócios.
A quarta sessão, Sistematização, teve como convidados Soumodip Sarkar, da World innovation summit, o musicólogo José Maria Pedrosa, o designer Luis Alegre e o artista e criativo Pedro Vieira, da Booktaylors. Um dos principais ensinamentos desta sessão esteve ligado ao esforço de inovação e empreendedorismo e a importância da sistematização, quer na arte quer na ciência.