Está aqui
Situação de Alerta Municipal Perigo de Incêndio Rural | 27 a 29 de julho

Face à previsão de perigo de incêndio rural muito elevado pelo IPMA Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para os dias 27 a 29 de julho, a Câmara Municipal de Cascais emitiu uma Declaração de Situação de Alerta Municipal, nos termos da Lei de Bases da Proteção Civil, artigo 8.º, nº4 e artigo 13º.
Esta medida, determinada por Carlos Carreiras, Presidente do Município, visa salvaguardar vidas humanas e proteger o património natural, nomeadamente o Parque Natural Sintra-Cascais, especialmente vulnerável após a tempestade Martinho. A decisão foi previamente validada pela Comissão Municipal de Proteção Civil de Cascais e é coordenada com o Município de Sintra e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Durante o período da declaração, fica interdito o acesso de pessoas e veículos a áreas florestais no concelho, incluindo a Rua dos Capuchos, Campo Base da Pedra Amarela, Barragem do Rio da Mula, Quinta do Pisão, entre outras. A GNR e a Polícia Municipal assegurarão o cumprimento da interdição.
Estas medidas integram os procedimentos de “Fecho da Serra” e envolvem patrulhamento reforçado, suspensão de atividades ao ar livre e comunicação ativa à população. Recorda-se que estão proibidas queimas e queimadas em todo o concelho entre 1 de junho e 30 de setembro.
A Proteção Civil de Cascais continuará a monitorizar a situação e apela à colaboração de todos.