CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

20 anos de liderança, 20 anos de compromisso

Encontro de agradecimento e balanço reúne dirigentes municipais

A Sala Conde de Cantanhede, na Cidadela de Cascais, recebeu, esta segunda-feira, o Encontro de Dirigentes do universo municipal de Cascais, um momento de reconhecimento e agradecimento sobre as duas décadas de trabalho desenvolvidas sob a liderança do presidente da Câmara, Carlos Carreiras, que chega ao fim do terceiro mandato, número máximo permitido por lei. 

O Encontro juntou dirigentes e responsáveis dos vários serviços camarários, entidades e empresas municipais, numa sessão marcada pela partilha, pela gratidão e pela consciência do caminho percorrido em conjunto. Carlos Carreiras sublinhou a importância do espírito de equipa que tem norteado a atuação municipal, recordando que nenhum projeto ganha forma sem o contributo de todos os que acreditam no papel transformador do serviço público.

"Foram 20 anos ao serviço de Cascais e ao serviço dos cascalenses, enquanto vice-presidente de Câmara e, depois, enquanto presidente de Câmara e, agora, que a lei não me permite continuar, chega ao fim este percurso que é quase uma vida de 20 anos. Mas, acima de tudo reconhecer, agradecer a todos os colegas da Câmara Municipal de Cascais. De facto constituímos sempre uma equipa e tudo aquilo que fizemos não pode ser fruto de um homem só. Foi fruto, acima de tudo, desta equipa, de uma equipa de excelentes profissionais dedicados, com paixão, com amor a Cascais", afirmou Carlos Carreiras que se despede das suas funções, no próximo sábado, dia 25 de outubro, quando da tomada de posse do novo Executivo, recentemente eleito. 

Duas décadas de transformação

Ao longo destes 20 anos, Cascais consolidou-se como referência nacional em qualidade de vida, sustentabilidade, inovação, cidadania ativa e participativa. Foram implementados projetos estruturantes nas áreas da Educação, Saúde, Mobilidade, Coesão Social, Ambiente e Cultura, reforçando a identidade do concelho e aproximando a autarquia das pessoas. 

Em jeito de balanço, Carlos Carreiras lembrou que só foi possível fazer investimentos avultados nestas áreas porque o orçamento municipal cresceu para o triplo, com mais receitas, mas, também combatendo o endividamento, e, ainda assim, "foi possível redistribuir a riqueza com quem mais necessita, com as bolsas e apoios sociais e baixar os impostos".

Em destaque, o investimento massivo na renovação do parque escolar, na modernização, construção e ampliação das infraestruturas da Saúde Local, como centros e unidades de saúde, assim como o investimento na habitação pública, considerados pilares estratégicos das políticas municipais. A Cultura também não foi deixada de fora, com a criação e reabilitação de infraestruturas como o Edifício Cruzeiro e a Casa Sommer. A atração de novos pólos universitários, designadamente a Nova SBE, as Faculdades de Medicina e Direito, e, a instalação de novos campus universitários a curto prazo, são apostas ganhas que promovem o talento que se quer reter no concelho. 

O Ambiente, a Sustentabilidade e a Mobilidade foram também objeto de grande investimento por parte do Executivo Municipal neste últimos 20 anos. Como exemplos, Carlos Carreiras lembrou o sucesso do programa das Terras de Cascais que começou com as hortas comunitárias, a recuperação da vinha de Carcavelos e reabilitação do Mosteiro Santa Maria do Mar, a transformação do Parque Natural Sintra-Cascais como um ativo de sustentabilidade e biodiversidade, a abertura da Quinta do Pisão à população e a criação de parques e corredores verdes por todo o concelho, mas, também, a renaturalização e requalificação das ribeiras. 

Já na mobilidade, não podia ficar de fora deste balanço, a gratuitidade dos transportes públicos rodoviários no concelho e a aposta cada vez maior na mobilidade suave, com a expansão de ciclovias em todo o concelho.

Reconhecimento e continuidade

Este Encontro foi, sobretudo, um expressar de um enorme "Obrigado" por parte de Carlos Carreiras a todos os colaboradores do universo municipal, representados pelos seus dirigentes, que com ele trabalharam nestes 20 anos consecutivos. Um agradecimento a todos os que têm contribuído para este sucesso coletivo: “O verdadeiro legado destes 20 anos é o resultado da dedicação diária de homens e mulheres que acreditam num concelho melhor, mais justo e inclusivo", sublinhou o presidente da Câmara, expressando a sua confiança no legado que fica e na capacidade do novo Executivo continuar o "muito trabalho que ainda há para fazer para garantir o futuro de Cascais e das novas gerações". 

Este movimento de "sermos por todos, mas, mesmo por todos" na linha do legado deixado pelo Papa Francisco, na sua visita a Cascais, na Jornada Mundial da Juventude, "não é possível de parar porque a comunidade cascalense já tomou a sua posse, já pertence à nossa identidade", concluiu Carlos Carreiras que lembrou as crises que romperam nestes 20 anos, como a crise económica e financeira, a pandemia ou a guerra na Ucrânia. Dificuldades e barreiras que "nos tornaram mais fortes, mais resilientes, unidos e solidários". 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0