Está aqui
Circulação entre Carcavelos e Oeiras facilitada com nova artéria | Avenida Conde Riba d’Ave inaugurada dia 6 de dezembro | 15h00 | junto à Estrada da Rebelva








Mais rápida que a malha viária interior da freguesia, a Avenida Conde Riba d’Ave vem facilitar a mobilidade de quem se desloca entre Carcavelos (Estrada da Rebelva) e Oeiras, pois, ao utilizar esta nova via evita-se o atravessamento do Largo de São Domingos de Rana, zona de grande congestionamento. A entrada em funcionamento desta nova artéria virá também proporcionar o descongestionamento da Estrada da Rebelva, uma vez que o trânsito com destino a Oeiras passa a dispor de uma nova opção, mais fluida e direta.
Projetada há dez anos, a Via Longitudinal Sul teve por base o critério de criação de alternativas à A5 com perfil alargado de duas por duas vias. Este facto e a dificuldade em expropriar terrenos prejudicaram a implementação desta via estruturante.
Hoje, perante novos desafios impostos à mobilidade e desenvolvimento sustentável das zonas urbanas, os parâmetros alteraram-se, pelo que este primeiro troço da VLS a ser construído surge já com um perfil adaptado de uma via para cada lado e respetivos passeios que terão cerca de 1,60 m largura de cada lado, proporcionando maior segurança aos peões que circulam entre os bairros envolventes e também à comunidade da Escola Secundária de Carcavelos.
Associou-se à nova via uma ciclovia entre a Estrada da Rebelva e a escola, para responder à crescente utilização deste meio de transporte pela população, particularmente entre os estudantes. No âmbito desta obra foram ainda requalificados cerca de 45 mil metros quadrados de áreas verdes e de enquadramento, oferecendo à população envolvente um grande espaço de fruição pedonal e de lazer promovendo uma forma de vida saudável.
Com uma velocidade máxima de 50 km por hora, este novo perfil permitiu, por um lado, reduzir o impacto da estrada sobre a zona envolvente e, por outro, efetuar a travessia pedonal da via com apoio de semaforização luminosa em LED´s abastecida por painéis fotovoltaicos, solução assente na utilização de energias renováveis.
A nova via em números
Extensão: 750m
Largura das faixas de rodagem: 3,50 m cada
Bermas: 0,50 m
Passeios: 1,60 m aproximadamente, em pavê
Volume aproximado da movimentação de terras: 40.000 m3
Área de betuminoso incluindo ciclovia: 8.000 m2
Pavimentos em Pavê, incluindo acesso ao bairro de Quinda do Barão: 3.000 m2
Espaço verde: 42.000 m2
Investimento: 1,9 milhões euros integralmente suportados pelo município