CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais | Abertura Oficial da Época Balnear a 1 de maio

Abertura da época balnear em Cascais na Praia da Conceição a partir das 9h15.

Concelho com a Época Balnear mais longa do país, Cascais inaugura nesta quarta-feira, feriado 1 de maio, na Praia da Conceição, a abertura da época balnear 2019. Em jeito de festa, com atividades para todos, o convite está lançado a toda população.

Com a previsão do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera a apontar para os 21 graus (calor a sério só a partir de dia 2) as atividades (ver programa abaixo) arrancam bem cedo, a partir da 9h15 na Praia da Conceição e incluem demonstrações de salvamento, batismos de mergulho, observação do fundo do mar com o apoio de um ROV veículo submarino operado remotamente (do inglês Remotely Operatedunderwater Vehicle), jogos didáticos para e muita sensibilização não só para a adoção de estilos de vida saudáveis, com a ajuda da APCOI, mas também para alertar para os perigos do uso de plástico, com a ajuda do Movimento Claro.

Às 10h00, a cerimónia oficial, marca o arranque de mais um ano de vigilância, meios e apoio para garantir a melhor experiência possível nas praias da linha até meados de outubro.

Intervenções:

  • Capitão do Porto de Cascais – Capitão-tenente Rui Pereira da Terra
  • Comandante da Divisão de Cascais da PSP – Intendente Norberto Gomes
  • Presidente da Câmara Municipal de Cascais – Carlos Carreiras

Refletindo as preocupações ambientais e o impacto da ação humana nas espécies animais, às 11h00, no Paredão de Cascais (junto à entrada da passagem inferior que liga ao Parque Palmela) será inaugurada a exposição “Ameaças pela Ação do Homem”. São diversos painéis de grande formato que procuram despertar consciências para a necessidade urgente de agir. As fotografias selecionadas e cedidas pelo Jardim Zoológico de Lisboa serão comentadas no local pelo biólogo Diogo Laneiro, educador ambiental no Jardim Zoológico de Lisboa que estará local juntamente com Joana Balsemão, vereadora do Ambiente na Câmara Municipal de Cascais. Esta exposição evoca em Cascais a celebração do Dia Mundial do Planeta, assinalada a 22 de abril.

Programa de atividades 9h15-12h30

SEGURANÇA NAS PRAIAS - nadadores salvadores – Braveheart Associação Humanitária de Segurança e Salvamento Aquático

  • - Demonstração de operações de salvamento realizada pelos nadadores-salvadores;
  • - Jogo dos pés-de-pato (jogo de reação);
  • - Jogo ambiental (Recolha de Beatas e outro lixo na praia);
  • - Jogo Suporte Básico de Vida (role play).

ATIVIDADE DE MERGULHO - Associação Portuguesa de Pesca Submarina e Apneia | Batismo de mergulho em apneia, que pretende envolver as crianças participantes e aprender um pouco dos desafios existentes no mergulho em apneia, conhecendo alguns habitantes que existem no fundo do Mar de Cascais.

CIÊNCIA & BIODIVERSIDADE - Laboratório Marítimo da Guia | Convida-se os jovens a explorar a vida marinha e as suas ameaças com os biólogos do Laboratório Marítimo da Guia. Desafiam-se os jovens a observar o fundo marinho com um robot (ROV), a conhecer um pouco da biodiversidade da nossa costa e a discutir o que podem fazer pelo futuro do nosso oceano.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL | APCOI - Jogo pedagógico sobre Alimentação saudável, distribuição de livros para colorir e de fruta.

SENSIBILIZAÇÃO SOBRE POLUIÇÃO E PLÁSTICOS | Movimento Claro - Atividade sobre a poluição sensibilizando para a não utilização ou redução do uso de plásticos.

EXPOSIÇÃO NO PAREDÃO DE CASCAIS “AMEAÇAS PELA AÇÃO DO HOMEM” | Pensada pelo Jardim Zoológico de Lisboa, que há 135 anos se dedica à conservação de espécies e seus habitats, esta exposição procura despertar quem passa no Paredão Cascais-Estoril para a necessidade de preservação do planeta.

Cascais associa-se a esta causa pela preservação da natureza e do planeta incentivando toda a comunidade a agir no sentido da conservação da vida selvagem.

Zebras de grevy, lince ibérico, grou do Japão são algumas das espécies presentes, num alerta sobre espécies ameaçadas e os seus habitats destruídos em função da ação do homem, alterações climáticas, poluição, entre outros que não vai deixar ninguém indiferente.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0