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Cascais quer mais 11 linhas de transporte rodoviário

A Câmara Municipal de Cascais apresentou esta quinta-feira, dia 18 de outubro, no Auditório Jerónimo Martins da Nova SBE em Carcavelos, um Concurso Internacional de Operação do Transporte Público Rodoviário de Passageiros no Município de Cascais.

Miguel Pinto Luz, Vice-presidente da autarquia, justifica o concurso com a necessidade de garantir “melhor qualidade de serviço prestado para os cidadãos, mais quilómetros produzidos, melhores autocarros e com wifi, melhor previsibilidade nas rotas, de forma a garantir uma verdadeira sociedade democrática com acesso à mobilidade também de uma forma democrática”.

A apresentação deste concurso coube ao diretor do departamento da autoridade de transportes, arquiteto Vitor Silva, e foi realizada no Auditório Jerónimo Martins da Nova SBE em Carcavelos perante uma vasta plateia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. 

A Câmara Municipal de Cascais propôs uma rede que conte com a manutenção de seis linhas, o reforço horário de 10 linhas e ainda a criação de 11 linhas face à rede atual de transporte público rodoviário, o que representa um acréscimo de produção na ordem dos 83% face à rede municipal atual.

Em relação ao tarifário, a autarquia pretende, além da esperada integração tarifária com a Área Metropolitana de Lisboa, a uniformização da tarifa no território do concelho e por isso, a definição do tarifário ficará a cargo do Município, assim como as respetivas receitas. O prazo do contrato para o qual vai ser lançado o concurso é de sete anos e não poderá exceder os 10 anos de duração.

A autarquia pretende assim, procurar um prestador de serviços que garanta a eficiência e a qualidade do transporte rodóviário do concelho, que zele pelo bom funcionamento, manutenção e a limpeza das viaturas afetas à prestação do serviço assim como, a gestão de pessoal, nomeadamente motoristas. 

Os parâmentros definidos para garantir a qualidade do serviço por via regulamentar assentam em oito pilares: Oferta de serviço, Acessibilidade, Informação, Tempos, Apoio ao Cliente, Conforto, Segurança Pessoal e Impacto Ambiental. F.M.C.

 

Aspetos a destacar do caderno de encargos:

– Preço base: 150 milhões de euros (s/IVA) para o período total da concessão

– Quilómetros a percorrer por ano em serviço: cerca de sete milhões

– Idade máxima das viaturas em circulação: 12 anos

– Idade média das viaturas em circulação: seis anos

Outras condições impostas:

• Manter a marca "Mobi Cascais" nos autocarros que colocar à disposição da rede

• Implementar um sistema de informação ao público em tempo real sobre os tempos de espera

• Implementar sistema de localização, controlo de condução e desempenho ambiental em tempo real dos autocarros

• Exploração da publicidade nos autocarros (79 standard e 17 minibuses) exclusiva da Câmara Municipal.

Cascais Digital

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