Está aqui
Cascais: um concelho de nações

O desenvolvimento e coesão social em Cascais tem passado por uma forte aposta na integração dos muitos estrangeiros que hoje aqui residem vindos das mais diversas partes do mundo.
E para que esta integração, já várias vezes premiada, possa correr bem, para além das diferentes respostas institucionais, tem também um papel muito importante cada munícipe que ajuda a receber quem vem de fora.
Até 15 de fevereiro, a campanha "Cascais: um concelho, mais de 120 nacionalidades", dinamizada pela Divisão de Intervenção Social da Câmara de Cascais, celebra histórias de encontros de culturas, que fazem hoje de Cascais um concelho aberto ao mundo. A ideia é celebrar e divulgar encontros do mundo em Cascais, um concelho onde o número de residentes estrangeiros ultrapassa a média nacional (7 por cento) e está também acima da Área Metropolitana de Lisboa (3 por cento).
Músicos, desportistas, estudantes e empreendedores locais, entre outros, partilham as suas experiências de aprendizagens e da descoberta de outras culturas, possível através da relação de proximidade com quem vem de fora. Estas histórias refletem a tradição hospitaleira de Cascais e também dados recentes, que indicam que 26 por cento dos munícipes afirmam ter 4 ou mais amigos de outra nacionalidade (ler histórias).
Os brasileiros são a comunidade mais numerosa, muito destacada. Logo depois vêm os nacionais de países europeus liderados pelo Reino Unido, Itália, França e Roménia. Em sétimo lugar surgem, empatadas, as comunidades de Cabo Verde e da China.