CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

CMC ouve propostas e soluções de jovens na Scholas de Ciudadania

Cerca de 180 alunos de Cascais encerram Scholas de Ciudadania de forma emotiva

O executivo da Câmara Municipal de Cascais ouviu, esta sexta-feira, no Seminário Torre d`Aguilha, em Carcavelos, as propostas e as soluções de cerca de 180 jovens para questões relacionadas com a Educação e o Suicídio e propôs-se reunir com diretores de escolas e agrupamentos e professores por forma a, eventualmente, por em prática algumas das medidas apresentadas no encerramento da Scholas de Ciudadania.

Durante uma semana, os alunos organizados por grupos definiram de forma consensual, num exercício coletivo,  e através do diálogo e do trabalho em equipa, que a Educação e o Suicídio são dois grandes problemas da sociedade atual que devem ser solucionados. A adaptabilidade do Ensino, o sistema educativo personalizado, a falta de apoio emocional em relação às opções académicas e o combate à desmotivação foram alguns dos temas que os alunos apresentaram.

“Estou muito agradecido por Cascais nos abrir a porta e acreditar que outra Educação é possível. Ter a coragem de abrir as portas e deixar entrar esta experiência que expõe estas carências e se propõe a avançar não me deixa alternativa senão agradecer. Cascais é muito bonita e a sua juventude também”, afirma Ezequiel, da Scholas de Ciudadania, emocionado pela troca de experiências que viveu, durante uma semana, com os jovens do concelho – provenientes de 11 escolas, 7 públicas, 1 profissional e 3 privadas (2 estrangeiras e 1 portuguesa).

Recorde-se que, pela primeira vez em Portugal, a Scholas é uma organização internacional conduzida pelo Papa Francisco que trabalha com escolas e comunidades educativas públicas e privadas, de todas as confissões religiosas e seculares para restaurar o pacto educativo. Como organização da sociedade civil, busca-se o compromisso de todos os atores sociais para implementar a cultura do encontro pela paz através da educação.

“Tivemos finalmente uma oportunidade para ser ouvidos e agora, no final, com as propostas demos a nossa opinião, conhecemos muita gente nova com diferentes maneiras de viver, deparámo-nos com ideias muito diferentes, não foi nada muito sério, foi divertido e acho que foi uma maneira de nos motivar”, diz Gabriel, aluno de 16 anos da Escola IBN Mucana, grato pela oportunidade em participar numa iniciativa disruptiva que o fez “sair da caixa”.

No final da Scholas de Ciudadania, Joana Pinto Balsemão, vereadora da CMC, faz um balanço muito positivo desta experiência: “Sinto que foi dado um enorme salto de fé de todas as partes. Todos quiseram acreditar que este projeto ia resultar, porque todos acreditam no potencial que os jovens têm para dar, foi uma sessão tão emotiva. Os alunos vieram dizer-nos que querem a partilha, a verdadeira comunhão, o presencial, e essa é uma lição muito grande que tiramos daqui”.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0