CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Mundial do Paraciclismo decorreu em Cascais

Os melhores do Paraciclismo disputaram até domingo no Estoril o título Mundial

A Itália e a Holanda dominaram o Mundial de Paraciclismo que se disputou de 9 a 13 de junho  no Circuito do Estoril. Os portugueses Luís Costa e Telmo Pinão tiveram ali o derradeiro teste para os Jogos Paralímpicos que vão decorrer em Tóquio no próximo mês de agosto. O Campeonato do Mundo foi dominado pela Itália, com 13 medalhas de ouro, a Holanda que alcançou 9. 

“O caminho para os Jogos Paralímpicos em Tóquio passa pelo Estoril e isso é muito importante”, disse José Manuel Lourenço, presidente do Comité Paralímpico português na cerimónia que deu o tiro de partida para a primeira prova do Campeonato do Mundo de Paraciclismo, que se disputa até dia 13, no circuito do Estoril, em Cascais.

José Manuel Lourenço sublinhou, ainda, “a importância que o município de Cascais tem dado ao Desporto e em particular ao Desporto para pessoas com deficiência e, no caso concreto, esta competição de excelência desportiva”.

Presente nesta cerimónia de abertura do Campeonato do Mundo esteve também a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, que realçou a “simbologia” de se realizar “em Portugal mais um momento de destaque do Desporto adaptado, do desporto Paralímpico” que o Executivo “tem vindo a apoiar“.

Frederico Nunes, vereador da Câmara Municipal de Cascais lembrou o adiamento, por força da pandemia, quer deste campeonato do Mundo quer dos Jogos Paralímpicos, inicialmente agendados para 2020 e destacou a presença em Cascais “dos mais de 300 atletas do topo da modalidade” alguns dos quais, sublinharia, “vão estar no pódio dos Jogos Paralímpicos de Tóquio”.

Neste conjunto de atletas figuram 13 atletas portugueses dois deles, Luís Costa e Telmo Pinão, vice-campeões da Europa nas suas especialidades, considerados por isso atletas com grandes possibilidades de darem a Portugal medalhas nos próximos Jogos Paralímpicos de Tóquio,. Que se realizarão durante o mês de Agosto.

Este Mundial assinala também a maior presença de atletas portugueses no Campeonato do Mundo de Paraciclismo, 13 atletas ao todo:

Ana Silva e Isabel Caetano (classe B feminina)

Luís Costa (Classe H5)

Telmo Pinão (C2)

Flávio Pacheco, Carlos Neves e Rúben Garcia (H4)

João Pinto (H3)   

Paulo Teixeira (C3)

João Monteiro (C4)

Hélder Maximino e Manuel Ferreira (C5)

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0