CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“ Pintura Democrática”: A possibilidade de inventar a Liberdade

Exposição no Centro Cultural de Cascais até 11 de abril
No diálogo das obras com o espaço do Centro Cultural de Cascais, o cineasta Joaquim Sapinho, mentor de todo o projeto, criou um percurso, quase uma instalação onde os visitantes são convidados a dar o seu olhar, serem eles também os criadores da própria exposição.  
 
“Antes do 25 de abril era também um ato politico comprar obras de arte”. Quem o diz é José Manuel dos Santos, um dos curadores da exposição de “Pintura Democrática”, que privou e foi amigo de muitos dos artistas que integram  esta nova exposição do Centro Cultural de Cascais.  Uma exposição que “nos interroga como memória e como história”. 
 
Ao olharmos a coleção de Luísa e Manuel Pedroso de Lima, vemos também o trabalho de uma galeria. E como estes artistas e as suas obras fundam o cânone de um tempo e de uma ideia do mundo. As obras foram quase todas compradas na histórica Galeria 111, dos também colecionadores Manuel de Brito e Arlete Silva, bem no centro de Lisboa. 
 
Esta coleção é também um testemunho do reencontro da democracia, da liberdade e da política com a arte e a cultura. Nos tempos desta coleção e destes artistas, colecionar pintura era colecionar a liberdade. Porque então, a política, a cultura, a literatura e a arte seguravam o fio da democracia no labirinto do mundo. 
 
A acompanhar os quadros estão os textos selecionados por José Manuel dos Santos. Textos poéticos e em prosa de autores portugueses que viveram o mesmo tempo e que tiveram em comum essa vontade de afirmação da liberdade. Artistas, escritores e poetas a inventarem a liberdade – a sua e a de todos. As vozes verbais dos escritores tocam as vozes visuais dos quadros. Um diálogo, feito de acordes e fugas, o som de um tempo tão sonoro.
 

António Dacosta, Almada Negreiros, Mário Cesariny, Paula Rego, António Palolo, Júlio Pomar, Eduardo Batarda, João Hogan são alguns dos nomes que integram a exposição “Pintura Democrática” que pode ver em primeira mão no vídeo abaixo.

 

 
Centro Cultural de Cascais

De 22 de fevereiro a 11 de abril
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0