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Wall Street Journal elogia inovações tecnológicas em Cascais

Cascais abraçou a missão de “testar soluções inovadoras”, diz o WSJ.

O jornal norte-americano Wall Street Journal dedica uma página a explicar aos seus leitores como “Uma cidade portuguesa promove a eficiência através da inovação”.

“Num esforço para melhorar as suas operações, a cidade de Cascais, em Portugal, está a implementar apps para telemóvel, programas de retribuição, um centro de serviços com comando conjunto, e outras inovações tecnológicas.

“As iniciativas podem melhorar a vida dos cidadãos e visitantes e constituir uma solução para outros destinos em todo o mundo”, sublinha.

Depois de caracterizar Cascais como grande destino turístico, o WSJ diz que os 1,2 milhões de turistas que a cidade acolhe anualmente colocam um grande peso sobre os recursos da cidade. Num esforço para melhorar a eficiência das suas infraestruturas, como transportes, segurança pública e outros serviços, a cidade abraçou a missão de “testar soluções inovadoras” que podem ser amplificadas.

Para alcançar esses objetivos, Cascais adotou soluções tecnológicas que vão das apps com programas de bonificação, como o FixCascais, que permite aos munícipes que tirem fotos de problemas na cidade e as enviem diretamente aos serviços responsáveis, ou outra app como a Cascais CityPoints, que atribui prémios com pontos às manifestações de boa cidadania e que se podem trocar por bens diversos no comércio local.

Mas o WSJ destaca principalmente o MobiCascais, que explica em detalhe aos seus leitores, sublinhando também que, em meados do ano passado, a cidade já oferecia 2 mil bicicletas partilhadas e 300 lugares de estacionamento, 1280 parques de estacionamento, 12 linhas de autocarro e uma rede de carregamento elétrica de veículos.

O jornal diz que estes serviços devem poupar aos munícipes entre 10 e 27% nos seus custos de mobilidade.

Na vasta reportagem sobre Cascais, o Wall Street Journal destaca ainda o Centro de Coordenação e Control (C3), que vai integrar informações sobre milhões de objetos, desde a gestão da energia aos caixotes de lixo a sinais de trânsito nas ruas.

O C3 é uma plataforma operacional designada Centro de Comando Digital que vai integrar toda a informação relativa à cidade - da proteção civil à mobilidade - e que ajudará os serviços a gerirem os serviços municipais no quotidiano. Só na gestão dos resíduos sólidos, o sistema vai permitir poupanças da ordem dos 110 mil euros anuais, sublinha. S.RS.

Cascais Digital

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