CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Teleassistência (pedido de) Apoios Sociais
atendimento presencial

O Protocolo de Teleassistência entre a Câmara Municipal de Cascais e a Cruz Vermelha Portuguesa é o processo que, a pedido do interessado, proporciona um serviço de apoio social, em que os cidadãos em situação de dependência, para manutenção da sua autonomia e oferece uma resposta imediata em situações de emergência e/ou urgência.

A Teleassistência pretende garantir respostas para a promoção da qualidade de vida dos munícipes mais idosos, combatendo situações de dependência decorrentes da idade, doença prolongada, convalescença, incapacidade, isolamento ou condições económicas desfavorecidas. Este protocolo garante duas linhas de apoio: uma para emergência e outra para casos de solidão.

Para aceder ao serviço é instalado um equipamento na casa dos beneficiários, composto por um terminal e uma unidade de botão de alarme móvel que está em contato com o terminal da Cruz Vermelha Portuguesa 24 horas por dia, 365 dias por ano.

A dar suporte a este serviço estão técnicos qualificados em serviço social, gerontologia e psicologia.

 

Dados para a Instrução do Processo

Entrega de requerimento com o modelo APS_03 | Teleassistência . É obrigatório preencher todos os elementos de identificação, por forma a agilizar a necessidade de um contato para esclarecimento de dúvidas.

Para aderir a este serviço, deve preencher a candidatura, devendo obrigatoriamente ter telefone de rede fixa e ser residente no Concelho de Cascais e preencher corretamente todos os campos da candidatura.

Documentos a juntar (obrigatórios para aceitação da candidatura)
a) Fotocópia do BI ou NIF ou Cartão de Cidadão
b) Fotocópia de Cartão de Eleitor
c) Fotocópia de cartão de Beneficiário da Segurança Social;
d)Fotocópia de Declaração de IRS do candidato;
e) Fotocópia dos documentos comprovativos de despesas mensais (habitação e saúde)

Nota: Não tendo o candidato, nacionalidade portuguesa, a cópia do Bilhete de Identidade e do cartão de Eleitor são substituídos por cópia do título habilitante à residência permanente em território português, emitido pelo organismo competente, nos termos legalmente aplicáveis.
As cópias dos documentos referido nas alíneas a) e b), ou equivalente, e c), d) devem ser confrontadas com os respetivos originais pelo funcionário que efetue a receção do pedido.

Se pretende entregar presencialmente, deve dirigir-se ao atendimento municipal da Loja Cascais a funcionar no Edifício Cascais Center, no centro de Cascais; ou enviar para o e-mail atendimento.municipal@cm-cascais.pt em formato PDF.

Tempos de RespostaTaxas e Modalidades de Pagamento

Imediato, após validação da candidatura pela área responsável

Não aplicável.