CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Contentores Cascais 2016” | Arte Pública na cobertura do Parque de Estacionamento da Marina de Cascais

“Contentores Cascais 2016” é a exposição de arte pública da autoria de Xana e António Olaio que será inaugurada no próximo sábado, 11 de junho, às 18h00, na cobertura do Parque Estacionamento da Marina de Cascais.

Este projeto visa extravasar a arte dos seus espaços tradicionais e promover a utilização de lugares alheios de propósitos museológicos. O objeto “contentor” surge como parte de uma moldura urbana presente no espaço, reorganizando-o e apresentando-o como um elemento tão importante para a obra como os próprios objetos artísticos.

A mostra adota um formato pouco convencional na arte pública contemporânea que se replica em manifestações de artistas reconhecidos no panorama artístico português, sob a vertente Site Specific – obra específica para determinado espaço urbano que visa reaviva-lo, mas sem perda de identidade ou transformação da sua forma. A paisagem em redor não funciona como um fundo, antes se transforma na própria génese constitutiva e indissociável da manifestação artística.

A mostra ficará patente até 31 de julho.

António Olaio| Nascido em 1963, Lubango, Angola. Vive em Coimbra. Professor no Curso de Arquitetura e Diretor do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. A evolução do seu trabalho como performer na década de 80 levou-o a assumir o papel de cantor, entre 1987 e 1992, com o grupo Repórter Estrábico, e, desde 1994, com o músico João Taborda (as canções que compõem integram frequentemente os seus vídeos e exposições). “Brrrrain” foi o título que escolheu para uma grande exposição antológica sua na Culturgest, em 2009, como forma de sintetizar o seu trabalho e o seu percurso. Brrrrain associando à mente, mas sobretudo ao cérebro, arte como inteligência material, mas material como um motor, na importância que a performance na sua pintura, nos seus vídeos, nas suas canções. Recentemente o desenho assume uma particular importância no seu trabalho, na exploração conceptual das virtudes da artesania.

Xana | Nasceu em Lisboa em 1959 e é licenciado em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. É coautor do projeto de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve.
Como artista visual realizou desde 1981 diversas exposições, cenografias ou intervenções em espaços públicos. Nos últimos anos tem centrado o seu trabalho artístico na criação de instalações/construções temporárias de arte pública. Nesse âmbito destaca-se a construção, em 2009, um grande “Arco do Triunfo” no Passeio de Gràcia em Barcelona. Está representado em diversos museus e coleções públicas: Museu de Serralves no Porto, Kunstlerhaus-Musonturm em Frankfurt, na Fundação Luso-Americana e no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

 

 

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0