CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Foi criado o Prémio Paula Rego para alunos de Belas Artes

O Prémio Paula Rego foi lançado na quarta-feira, 17 de fevereiro, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). O concurso está aberto aos alunos de licenciatura e mestrado desta faculdade, que até 27 de maio podem concorrer com um desenho que conte uma história pessoal.
A obra vencedora será escolhida exclusivamente por Paula Rego e ficará a fazer parte da coleção privada da pintora. O filho de Paula Rego, Nick Willing, salientou que “para a minha mãe, o desenho é uma das coisas mais importantes que uma pessoa pode fazer - e não tem de ser artista para desenhar. Tem que ser um desenho que conte uma história pessoal. Ela fica muito emocionada”. 
 
Os desenhos, selecionados por um júri, vão estar em exposição no Museu Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, de 28 de julho a 18 de setembro deste ano. Para o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, “o prémio é o corolário de um percurso que temos vindo a fazer com a Paula Rego, no sentido de chamar a comunidade criativa para o concelho. Esperamos que venha a ser um caminho muito longo”.
 
A mostra é garantida pela Câmara Municipal de Cascais, através da Fundação Dom Luís I, que celebrou um protocolo com a Faculdade de Belas Artes para a realização de três edições anuais da exposição e do prémio, podendo no futuro alargar-se a outras escolas. O prémio único tem ainda o valor de mil euros, dos quais Paula Rego prescinde, relativamente a direitos de autor das obras à venda na Casa das Histórias.
 
A regulamentação do concurso já pode ser consultada no site da FBAUL. Para a seleção das obras a concurso, o juri  vai ser composto por três docentes e o presidente da FBAUL, Victor dos Reis, Catarina Alfaro, da Casa das Histórias Paula Rego, e o realizador, escritor e produtor cinematográfico Nick Willing, filho da pintora.
 
O vencedor será anunciado numa cerimónia na Casa das Histórias Paula Rego, no dia 18 de setembro, e vai ser entregue pela artista. O prémio nasce da vontade da pintora em reconhecer o talento dos alunos de Belas Artes. Não tendo frequentado a instituição, Paula Rego escolheu esta faculdade porque a sua mãe estudou ali. Para o presidente da FBAUL, Victor dos Reis, “é uma honra imensa, conseguirmos ter associada à faculdade a principal pintora portuguesa”.
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0